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Novidades do Mundo Automóvel - 15 de Abril de 2024
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O Euro NCAP realiza testes de segurança em novos modelos da Toyota, Honda e NIO.

Os testes do Euro NCAP revelaram resultados variados entre os modelos examinados, destacando o NIO EL6 pela inclusão padrão do LiDAR e pelo elogiado desempenho do sistema de travagem de emergência. O Toyota C-HR também se destacou, empatado com o EL6, especialmente em testes de travagem de emergência, apesar das limitações no sistema de monitorização do condutor na versão básica.

Os recentes testes de segurança realizados pelo Euro NCAP revelaram uma variedade de resultados entre os modelos avaliados. O NIO EL6 se destacou notavelmente por sua inclusão padrão do LiDAR, uma tecnologia que contribuiu para um desempenho impressionante nos testes de segurança ativa. Além disso, o sistema de travagem de emergência (AEB) do EL6 foi elogiado pela sua eficácia. Juntamente com o EL6, o novo Toyota C-HR também se destacou, especialmente no teste de travagem de emergência, apesar de apresentar um sistema de monitorização do condutor indireto na sua versão básica.

Por outro lado, o Honda CR-V teve uma avaliação um pouco mais mista, recebendo quatro estrelas na versão base dos testes do Euro NCAP. No entanto, é importante destacar que o CR-V pode alcançar cinco estrelas com a inclusão do pacote opcional Honda Sensing 360, que oferece sistemas de assistência à condução mais avançados. Apesar dos resultados gerais positivos, os testes revelaram algumas falhas, incluindo problemas na ativação dos airbags e na simulação de submersão, destacando áreas onde os fabricantes podem continuar a melhorar a segurança de seus veículos.

Tesla Model Y com 600 km de autonomia já chegou a Portugal

A Tesla lançou uma nova versão do Model Y, com um único motor e maior autonomia, oferecendo uma opção mais acessível para os clientes. Essa mudança vem em meio a rumores sobre a resposta da empresa à queda nas vendas, sendo a primeira vez desde 2020 que isso acontece.

A Tesla introduziu uma nova variante do Model Y, equipada com um único motor e tração traseira, ampliando ainda mais sua autonomia. Esta versão inédita adota uma bateria de maior capacidade, gerando 220 kW (299 cv) de potência, proporcionando aos clientes uma opção com maior alcance e um preço mais acessível em comparação com as variantes de dois motores.

Essa decisão surge em meio a especulações sobre a reação da Tesla à diminuição da demanda por seus veículos, refletida em uma queda significativa nas vendas no primeiro trimestre deste ano, marcando o primeiro declínio desde 2020.

Batizada de Model Y Long Range, essa nova iteração apresenta um único motor elétrico no eixo traseiro, garantindo uma autonomia máxima de 600 km com jantes de 19" ou 595 km com jantes de 20". Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e um consumo médio de energia de 14,9 kWh/100 km, esta versão oferece também uma rápida recarga, adicionando cerca de 241 km de autonomia em apenas 15 minutos. Comparativamente às variantes Performance e Long Range com tração integral, esta versão é ligeiramente mais leve, pesando 1959 kg, enquanto mantém os recursos conhecidos do Model Y, como o ecrã tátil de 15 polegadas, aquecimento/arrefecimento remoto do veículo e o Planeador de Viagem integrado. Fabricado em Berlin-Brandenburg, o Tesla Model Y garante acesso à rede de Superchargers da Tesla e ao Wall Connector da marca, assim como todos os outros modelos.

Range Rover e Defender impulsionam JLR para o melhor ano desde 2021

A ex-Land Rover impulsionou fortemente as vendas da JLR no ano fiscal de 2023-24, com um aumento de 22%, liderado pelo sucesso do Defender e do novo Range Rover. Enquanto isso, a Jaguar viu um crescimento mais modesto de 6,9%, concentrando esforços em sua reestruturação para se tornar uma marca totalmente elétrica até 2025.

Durante o ano fiscal de 2023-24, a JLR experimentou um notável crescimento de 22% nas vendas, impulsionado principalmente pelo sucesso da ex-Land Rover, superando até mesmo a contribuição da Jaguar. Esse desempenho excepcional foi liderado pelos populares Defender e Range Rover, cujas vendas aumentaram significativamente após se tornarem marcas independentes em 2023, destacando-se o Defender com um crescimento impressionante de 53,1% em relação ao ano anterior.

Enquanto os modelos ex-Land Rover dominaram as vendas totais, a Jaguar também registrou um aumento modesto de 6,9%, com os modelos F-Pace e E-Pace impulsionando esse crescimento. Apesar de representar uma fração das vendas totais, a Jaguar está passando por uma reestruturação intensiva como parte do plano "Reimagine" da JLR, com o objetivo de reposicionar a marca para um segmento premium e torná-la completamente elétrica até 2025, iniciando com o lançamento de um novo modelo GT de quatro portas.

O sucesso da JLR no ano fiscal de 2023-24 reflete não apenas o desempenho sólido dos modelos ex-Land Rover, mas também os esforços contínuos para transformar a Jaguar em uma marca líder em veículos elétricos. Esse período de crescimento robusto evidencia a capacidade da empresa de se adaptar às demandas do mercado e posicionar-se para um futuro mais sustentável e inovador.

Regresso às origens. Renault Espace poderá voltar como monovolume 100% elétrico

No futuro, a Renault considera reviver o Renault Espace como um modelo totalmente elétrico, inspirado na sua forma original de MPV lançada em 1984, enquanto explora a reinvenção dos seus designs clássicos para a era elétrica, seguindo os passos do Renault 5 revisado e os futuros Renault 4 e Twingo elétricos.

No futuro, a Renault planeja ressuscitar o Renault Espace como um modelo totalmente elétrico, em linha com o icônico MPV original lançado em 1984, como parte de sua estratégia para reintroduzir carros clássicos com tecnologia elétrica, como já demonstrado no Renault 5 revisado e nos futuros Renault 4 e Twingo elétricos. Embora o Espace tenha sido recentemente associado a um SUV de sete lugares derivado do Renault Austral, há rumores de que a Renault esteja considerando trazer de volta o Espace tradicional como um MPV. Olivier Brosse, responsável pela plataforma Ampr Medium, mencionou a possibilidade de adaptar a mesma plataforma dos modelos elétricos Megane e Scenic para competir com veículos como o Volkswagen ID. Buzz.

No entanto, existem desafios técnicos a serem superados, como o gerenciamento do peso e a escolha da tração do veículo, com a possibilidade de precisar de tração traseira ou integral se o peso ultrapassar duas toneladas. Por outro lado, a disposição dos componentes elétricos oferece oportunidades para otimizar o espaço interno do novo Espace, permitindo uma reinvenção do design.

Com uma história de mais de 40 anos desde seu lançamento em 1984, o Renault Espace sempre foi valorizado por sua versatilidade e conforto para viagens em família. Embora o retorno de um modelo totalmente elétrico ainda não tenha sido oficialmente confirmado, o diretor executivo da Renault, Luca de Meo, indicou interesse em trazer de volta mais modelos históricos como veículos elétricos, sugerindo uma nova fase na evolução da marca para a era elétrica.

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FONTE: RAZÃO AUTOMÓVEL

15-04-2024