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Novidades do Mundo Automóvel - 12 de Fevereiro de 2024
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Carros Maiores e Ruas Estreitas na Europa

A largura dos carros na Europa está a aumentar, enquanto as ruas permanecem do mesmo tamanho, o que causa problemas de espaço e segurança para pedestres e ciclistas. A sugestão da T&E é que a União Europeia reavalie os limites de largura para novos veículos e que as tarifas de estacionamento sejam proporcionais ao tamanho e peso dos carros.

A largura dos automóveis na Europa está a aumentar de forma contínua, enquanto as ruas permanecem com as mesmas dimensões. Segundo a Transport and Environment (T&E), esta tendência é evidente ao longo dos anos, com uma análise dos 100 carros mais vendidos em 2018 e 2023 a mostrar um aumento médio na largura de cerca de um centímetro a cada dois anos. Este crescimento é impulsionado pela popularidade dos SUVs, que frequentemente excedem os requisitos mínimos de largura para os espaços de estacionamento em muitas cidades europeias.

Esta expansão dos automóveis tem consequências significativas para o espaço urbano e a segurança dos utilizadores da via. As infraestruturas de estacionamento e as próprias ruas não estão preparadas para acomodar veículos mais largos, resultando em espaços mais apertados e manobras mais difíceis. Além disso, o aumento da largura dos carros representa um risco adicional para peões e ciclistas, com um aumento na altura da frente dos veículos correlacionado a um aumento de 30% no risco de fatalidade em caso de colisão.

Para lidar com este problema, a T&E sugere que a União Europeia reavalie os limites de largura para novos veículos e que as tarifas de estacionamento sejam proporcionais ao tamanho e peso dos carros. Algumas cidades, como Paris, já estão a adotar medidas neste sentido, com veículos mais pesados a enfrentar taxas mais altas para estacionar. Estas ações visam mitigar os desafios causados pelo aumento da largura dos automóveis, especialmente os SUVs de médio e grande porte.

Citroën Saxo 100% Elétrico à Venda

Um Citroën Saxo totalmente elétrico, produzido pela Heuliez antes do virar do milénio, está à venda na Alemanha, destacando-se pela sua raridade e características pioneiras, como inscrições "Electrique" e um sistema de carregamento lateral. Com autonomia anunciada de 80 km quando novo e um motor a gasolina para o aquecimento, este exemplar de 25 anos pode atrair colecionadores.

Um Citroën Saxo totalmente elétrico está atualmente à venda na Alemanha. Este veículo é uma verdadeira raridade no mundo dos automóveis, produzido pela Heuliez antes do virar do milénio. Apresenta características distintivas, como inscrições "Electrique" nos frisos das portas e uma tampa de acesso ao carregador no lado direito da carroçaria. Equipado com um motor elétrico de 20 kW e alimentado por 20 baterias de níquel-cádmio, o veículo tem uma autonomia anunciada de 80 km quando novo, embora com 25 anos de idade, a sua autonomia real seja de cerca de 60 km.

Além do motor elétrico, o Citroën Saxo inclui um motor a gasolina destinado exclusivamente a fornecer energia para o sistema de aquecimento, evidenciando uma conceção híbrida. Com apenas um proprietário desde 1999 e cerca de 73 mil quilómetros registados, este exemplar apresenta um painel de instrumentos diferenciado que indica a percentagem de potência em uso e um mostrador "Eco" para monitorizar a eficiência do pedal do acelerador.

O veículo está disponível por 4850 euros num concessionário, que realça a sua exclusividade e o possível interesse por parte de colecionadores. Apesar de apresentar números modestos em comparação com os veículos elétricos modernos, este Citroën Saxo representa um marco na história da eletrificação automóvel e pode ser uma peça valiosa para entusiastas e colecionadores de carros elétricos pioneiros.

Tecnologia de câmaras para combater estacionamento abusivo no Porto

A Polícia Municipal do Porto irá implementar câmaras nos veículos para identificar matrículas de veículos mal estacionados, visando combater o estacionamento abusivo. Além disso, a medida será estendida à Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e reforçando a segurança viária na cidade.

A Polícia Municipal do Porto está a implementar um novo sistema de fiscalização do estacionamento, utilizando câmaras instaladas nos veículos para identificar automaticamente as matrículas de veículos mal estacionados. Este sistema visa combater o estacionamento abusivo na cidade e está programado para entrar em vigor a partir de março, conforme anunciado pela Câmara Municipal. A medida não se limita apenas à Polícia Municipal, pois a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto também utilizará o sistema para fiscalizar veículos em corredores de autocarros e paragens de autocarros, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana.

No ano de 2023, a Polícia Municipal registou cerca de 33 mil infrações de estacionamento, resultando no reboque de mais de 15 mil veículos na cidade. A implementação das câmaras nos veículos policiais visa agilizar o processo de identificação e aplicação de multas, ajudando a reduzir o problema do estacionamento irregular.

Além disso, a adoção de radares móveis de controlo de velocidade desde o início do ano contribui para reforçar a segurança rodoviária na cidade do Porto. Estas medidas demonstram um esforço conjunto das autoridades municipais para melhorar a ordem no trânsito e garantir um ambiente urbano mais seguro e organizado para os cidadãos.

Tudo sobre o novo SUV híbrido Renault Symbioz

A Renault está a antecipar o lançamento do Symbioz, um novo SUV híbrido posicionado entre o Captur e o Austral, oferecendo uma opção de motorização híbrida de 145 cv e amplo espaço interior. O veículo será apresentado oficialmente na primavera de 2024, representando uma proposta competitiva no segmento dos familiares compactos.

A Renault antecipa o lançamento do Symbioz, o seu novo SUV híbrido, que se situará entre o Captur e o Austral, ocupando uma posição semelhante à do Scenic. Este veículo, previsto para 2024, representa mais um passo da marca no segmento C, composto por familiares compactos e altamente competitivos. Ao contrário do Scenic, que é totalmente elétrico, o Symbioz oferecerá uma opção híbrida a gasolina.

O Symbioz será construído sobre a plataforma CMF-B, partilhada com modelos como o Clio, Captur e Arkana, e terá uma motorização híbrida de 145 cv, sem opção de ligar à tomada. A Renault salienta que este veículo terá um peso inferior a 1500 kg, uma consideração importante em França, e medirá 4,41 metros de comprimento, sendo ligeiramente mais curto que o Scenic e o Austral.

Para além disso, a Renault destaca o amplo espaço interior para a família e a inclusão de características como o teto panorâmico Solarbay, já presente noutros modelos da marca. A apresentação oficial do Renault Symbioz está prevista para a primavera, oferecendo uma proposta atrativa para os consumidores que procuram um SUV híbrido nesta categoria.

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FONTE: RAZÃO AUTOMÓVEL

12-02-2024