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Novidades do Mundo Automóvel - 5 de Fevereiro de 2024
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Crescimento da Peugeot e Impulso dos Veículos Elétricos em 2024

Em janeiro de 2024, o mercado automóvel português cresce com a Peugeot a liderar as vendas, enquanto a procura por veículos elétricos atinge 15,8%, um aumento de 10,5% em relação a 2023.

No arranque de 2024, o mercado automóvel em Portugal evidencia um crescimento contínuo, com a Peugeot a liderar as vendas no primeiro mês do ano. De acordo com os dados da ACAP, as vendas totais de veículos aumentaram 7,9% em relação a janeiro de 2023, atingindo 18.826 novas unidades matriculadas. Apesar da recuperação desde 2023, as vendas ainda não alcançaram os níveis pré-pandémicos, com uma diminuição de 2,4% em comparação com janeiro de 2019.

A Peugeot mantém-se como a marca mais vendida, registando um crescimento notável de 56,5% em janeiro de 2024 comparativamente ao mesmo período do ano anterior, totalizando 2086 unidades matriculadas. Outras marcas, como Dacia e Mercedes-Benz, ocupam o segundo e terceiro lugares no ranking, com aumentos de 17,6% e 14,0%, respetivamente. Enquanto algumas marcas enfrentam desafios, como a Renault com uma queda de 27%, outras, como Kia, DS Automobiles, Tesla e Mitsubishi, experimentam aumentos significativos nas vendas.

Além disso, destaca-se a tendência positiva no mercado de veículos elétricos em Portugal, contrariando a diminuição relatada na procura na Europa. Em janeiro de 2024, 15,8% dos novos ligeiros de passageiros eram totalmente elétricos, marcando um aumento de 10,5% em relação a 2023. Esta resiliência no segmento elétrico é uma nota promissora para a sustentabilidade no setor automóvel português.

O Caminho da Polestar na Era dos Veículos Elétricos

A Polestar, fabricante de carros elétricos, enfrenta desafios devido à queda na procura e à concorrência de preços nos mercados europeu e chinês. Na procura de equilíbrio financeiro até 2025, a empresa recebe investimento enquanto a Volvo Cars transfere a sua participação para a Geely, que continua a apoiar a Polestar como marca independente.

A Polestar, fabricante de automóveis elétricos, está a enfrentar desafios significativos no mercado devido à desaceleração na procura por veículos 100% elétricos desde meados de 2023, sobretudo nos EUA e na Europa. A empresa não alcançou as suas metas de vendas para 2023, registando uma queda nas vendas globais para 54.600 unidades, abaixo das 60 mil inicialmente previstas. Esta desaceleração foi agravada pela guerra de preços nos principais mercados de veículos elétricos, aumentando a pressão na indústria que atravessa uma transição massiva para a mobilidade elétrica.

A situação financeira da Polestar agravou-se com a necessidade de um investimento adicional de 1,3 mil milhões de dólares para atingir o ponto de equilíbrio até 2025. A decisão da Volvo Cars, que detém 48% da Polestar, de interromper os seus investimentos na empresa e transferir a participação para a Geely, empresa-mãe, teve impactos negativos nas ações da Polestar. No entanto, a Geely, com 79% de participação, manifestou o seu compromisso em apoiar a Polestar como uma marca independente, considerando a mudança como uma estratégia de consolidação em meio aos desafios enfrentados por várias startups de veículos elétricos.

Ami Charleston: A Fusão Elegante do Clássico 2CV no Mundo Elétrico

Massimo Biancone transformou o Citroën Ami no modelo especial Ami Charleston, inspirado no 2CV Charleston, com planos de produzir 150 unidades. Este veículo elétrico destaca-se pela pintura de dois tons, design interior inspirado no 2CV e oferece uma fusão única entre o clássico e o moderno.

O designer italiano Massimo Biancone redesenhou o Citroën Ami, dando origem à edição especial Ami Charleston, inspirada no clássico 2CV Charleston. Está planeada a produção de 150 unidades deste modelo, mantendo a emblemática pintura de dois tons e a remoção dos símbolos Citroën, numa homenagem moderna ao legado do 2CV Charleston.

O Ami Charleston não se limita a alterações estéticas, havendo também uma recriação do interior, com destaque para a substituição do volante original pelo distintivo volante de um braço do 2CV. Os detalhes finais incluem revestimentos em padrão houndstooth nos bancos e no travão de mão. Apesar de manter a sensação clássica, este veículo elétrico não possui ar condicionado, permitindo apenas a abertura das janelas e do teto, mas oferece modernidade com um sistema de áudio Bluetooth. Massimo Biancone já iniciou a produção, com quatro unidades em processo de fabrico, prometendo uma experiência única para os entusiastas de carros clássicos e elétricos.

Novo Citroën ë-C3: Carro Elétrico Acessível Já Disponível para Encomendas

O Citroën ë-C3, um carro elétrico com preço inferior a 25 mil euros, já está disponível para encomendas. Com autonomia superior a 300 km por carga, o modelo You, a partir de 23.300 euros, destaca-se pelo interesse expressivo na Europa, com mais de 10 mil pré-reservas.

O Citroën ë-C3, um carro elétrico com um preço inferior a 25 mil euros, já se encontra disponível para encomendas. Este modelo representa o início de uma nova geração de veículos totalmente elétricos, com a promessa de preços mais competitivos. Com versões You a começar nos 23.300 euros e a versão Max a 27.800 euros, as encomendas foram oficialmente abertas, estando a entrega das primeiras unidades prevista antes do verão.

Equipado com um motor de 83 kW e uma bateria de 44 kWh, o ë-C3 proporciona uma autonomia superior a 300 km por carga. A versão mais acessível, You, inclui características como ar condicionado e sistema de iluminação em LED. O interesse na Europa é notável, com mais de 10 mil pré-reservas, e Portugal destaca-se como o quarto país com mais reservas. Com as encomendas em curso, aguardamos a oportunidade de conhecer o ë-C3, que será produzido na Europa, enquanto a versão com um preço inferior a 20 mil euros está prevista para 2025.

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FONTE: RAZÃO AUTOMÓVEL

05-02-2024