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Novidades do Mundo Automóvel - 2 de Outubro de 2023
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Governo reduz preços de portagens em autoestradas do Interior e Algarve em 30%

O governo aprovou uma redução de 30% no preço das portagens em seis autoestradas nacionais localizadas no Interior e no Algarve, entrando em vigor em 1 de janeiro de 2024.. No entanto, essa medida não será estendida a outras estradas, e o impacto financeiro anual nos cofres públicos será de 72,4 milhões de euros.

O governo aprovou uma redução de 30% no custo das portagens em seis autoestradas nacionais. Essa medida será aplicada nas autoestradas localizadas no Interior e no Algarve. As seis estradas afetadas por essa redução são a A22 (Algarve), A23 (IP e Beira Interior), A24 (Interior Norte), A25 (Beira Litoral e Alta), A4 (Transmontana e Túnel do Marão) e A13/A13-1 (Pinhal Interior).

Essa medida entrará em vigor em 1 de janeiro de 2024 e terá um impacto financeiro anual de 72,4 milhões de euros nos cofres públicos, de acordo com o cálculo do Ministro das Infraestruturas, João Galamba. A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, justificou a decisão com o objetivo de promover a equidade entre regiões territoriais.

O desconto será aplicado a veículos das classes 1, 2, 3 e 4, contanto que possuam o sistema de pagamento eletrônico Via Verde, e não faz distinção entre residentes e não residentes. Com esta medida, a redução das portagens passará de 50% para 65% em relação às tarifas de base estabelecidas em 2011, representando um desconto adicional de 30% em comparação com os preços atuais para veículos de classe 1. Para veículos pesados de transporte de mercadorias e passageiros, os descontos serão de 65% durante o dia e de 70% durante a noite.

Para ilustrar o impacto prático da medida, o Ministro das Infraestruturas mencionou que alguém que viaje diariamente entre Portimão e Faro poderá economizar cerca de 600 euros por ano, considerando viagens de ida e volta duas vezes por dia. Um usuário de classe 1 que use a A13 diariamente poderá economizar até 246 euros por mês.

É importante destacar que essa medida não será estendida a outras estradas, conforme enfatizado pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, durante a conferência de imprensa de anúncio da decisão.

Multas de trânsito aumentam 20% e criminalidade rodoviária cresce no primeiro semestre de 2023

No primeiro semestre de 2023, as multas de trânsito aumentaram em 20% em relação ao mesmo período de 2022, totalizando mais de meio milhão de infrações, com destaque para o excesso de velocidade. Além disso, a criminalidade rodoviária também cresceu, com um aumento de 12% no número de detenções em comparação com o ano anterior, chegando a aproximadamente 18.200 detenções.

No primeiro semestre de 2023, houve um aumento de 20% no número de multas de trânsito em comparação com o mesmo período de 2022. Durante esse período, as autoridades registaram mais de meio milhão de infrações de trânsito, de acordo com um relatório divulgado pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). O relatório abrangeu a fiscalização de 69,9 milhões de veículos, resultando em 529.900 infrações identificadas, representando um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

Entre as várias categorias de infrações, destacou-se um aumento significativo nas multas por excesso de velocidade, que aumentaram em 39,2%. Além disso, outras infrações também registraram aumentos, como a ausência de cadeira de transporte de crianças (30,8%), a falta de seguro (17,8%), a falta de inspeção periódica obrigatória (12,2%), o excesso de álcool no sangue (10,6%) e a falta de utilização do cinto de segurança (8%).

A única infração que apresentou uma redução foi o uso do telemóvel ao volante, com uma diminuição de 2,8%, passando de 11.609 para 11.280 casos.

Em termos de tipologia de infrações, a maioria (66,7%) das multas emitidas correspondeu a excesso de velocidade, com 395.628 condutores multados por essa infração. Os radares fixos da ANSR fiscalizaram aproximadamente 63 milhões de condutores durante o primeiro semestre de 2023, resultando em mais de 185 mil infrações por excesso de velocidade.

Outras infrações, como a falta de inspeção periódica obrigatória (5,4%), condução sob efeito do álcool (2,9%) e uso do telemóvel ao volante (2,1%), também foram registradas.

Além disso, o relatório da ANSR apontou um aumento na criminalidade rodoviária, com o número de detenções aumentando em cerca de 12% em comparação com o mesmo período de 2022, totalizando aproximadamente 18.200 detenções.

Skoda revela esboços do Novo Kodiaq e destaca versão híbrida plug-in

A Skoda revelou esboços do novo Kodiaq, dando destaque ao seu design mais musculado e à introdução de uma versão híbrida plug-in. A segunda geração do Skoda Kodiaq será apresentada mundialmente em 4 de outubro, com melhorias no espaço interior e uma gama de motorizações, incluindo opções híbridas e com chegada ao mercado prevista para o final de 2023 ou início de 2024.

A Skoda divulgou imagens do novo Kodiaq uma semana antes da sua estreia global. Uma das principais novidades da segunda geração do Skoda Kodiaq é a versão híbrida plug-in, que será apresentada na próxima semana. A marca checa continua a revelar detalhes sobre este SUV, que está prestes a entrar na segunda geração.

Desta vez, a Skoda escolheu mostrar alguns esboços do novo Kodiaq, oferecendo uma visão antecipada das suas características de design, que incluem uma aparência mais robusta e formas mais esculpidas. Apesar das mudanças, o modelo ainda manterá elementos reconhecíveis, como a divisão da assinatura luminosa dianteira em dois, uma grade frontal de grande porte e uma carroçaria SUV convencional, não aderindo à tendência dos SUVs coupé.

Os esboços da traseira revelam duas opções distintas: uma com dois faróis unidos por uma barra luminosa e outra com uma assinatura luminosa mais tradicional em forma de "C". Embora as dimensões exatas não sejam visíveis nas imagens teaser, o novo Skoda Kodiaq terá um aumento de 61 mm no comprimento, alcançando 4758 mm, enquanto a largura (1864 mm), altura (1657 mm) e distância entre eixos (2791 mm) permanecerão inalteradas.

A Skoda promete mais espaço interior, tanto na terceira fila de bancos, que terá uma altura adicional de 15 mm para a cabeça, como na bagageira. Esta última oferecerá entre 340 litros e 845 litros (dependendo da configuração dos bancos traseiros) na versão de sete lugares e até 910 litros (mais 75 litros do que antes) na versão de cinco lugares.

O interior do novo Skoda Kodiaq representa uma transformação significativa em relação ao modelo anterior, com destaque para o novo painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, o sistema de info-entretenimento de 13 polegadas e três pequenos ecrãs de 1,25 polegadas integrados nos comandos rotativos da climatização.

A maior novidade da segunda geração do Skoda Kodiaq é a introdução da versão híbrida plug-in (PHEV) chamada Kodiaq iV. Esta versão combina um motor 1.5 TSI de 150 cv com um motor elétrico e uma bateria de 25,7 kWh, resultando numa potência total combinada de 204 cv e uma autonomia elétrica superior a 100 quilômetros. Quando a bateria está descarregada, a versão PHEV suporta carregamento rápido em corrente contínua (DC) de até 50 kW e em corrente alternada (AC) de até 11 kW.

Além disso, o novo Kodiaq também estará disponível com uma versão mild-hybrid com tecnologia TSI associada a um motor de 1.5 litros e 150 cv, bem como uma variante mais potente com um motor 2.0 TSI de 204 cv. A Skoda continuará a oferecer opções diesel, todas equipadas com um motor 2.0 TDI, disponíveis com potências de 150 cv e 193 cv.

A apresentação mundial da segunda geração do Skoda Kodiaq está marcada para o próximo dia 4 de outubro, e espera-se que o veículo chegue ao mercado no final deste ano ou no início de 2024.

Dacia alcança marca de 8 Milhões de carros vendidos desde 2004

Desde 2004, a Dacia vendeu 8 milhões de automóveis, com destaque para o Sandero como o modelo mais vendido. A empresa planeja continuar seu sucesso com o lançamento do Bigster e um novo Duster com opções de motorização híbrida nos próximos anos.

Continuando a crescer. Desde 2004, a Dacia vendeu 8 milhões de veículos. Desde o lançamento do Logan em 2004, a Dacia alcançou a marca de 8 milhões de carros vendidos e não pretende parar por aí. A empresa tem sido consistentemente um sucesso, com presença constante na lista dos carros mais vendidos na Europa e em nosso país.

Para entender a história da Dacia, precisamos voltar a 1968, quando a fabricante romena, inicialmente conhecida como UAP, foi fundada. Somente em 1980, cerca de 19 anos antes de ser adquirida pelo Grupo Renault, a empresa adotou o nome Dacia. Desde então, a marca se expandiu pelo continente europeu, ganhando destaque no mercado de clientes particulares.

O modelo mais vendido da marca romena é o Sandero, com um total de 2,78 milhões de unidades vendidas. Em 2022, pelo sexto ano consecutivo, o Dacia Sandero liderou as vendas na Europa para clientes particulares. O segundo lugar é ocupado pelo Duster, com 2,26 milhões de exemplares vendidos, apesar de ser o SUV mais vendido desde 2018.

Graças a esses dois modelos, a Dacia alcançou uma impressionante participação de mercado de 7,6% no mercado europeu de veículos particulares em 2022, um aumento em relação aos 6,2% do ano anterior. O Logan fecha o top 3, com 1,97 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2004.

Os 8 milhões de veículos Dacia vendidos estão divididos da seguinte forma:

  • 2,78 milhões de Sandero;
  • 2,26 milhões de Duster;
  • 1,97 milhões de Logan;
  • 630.000 Dokker;
  • 346.000 Lodgy;
  • 93.000 Spring;
  • 80.000 Jogger;
  • 56.000 Pick-ups;
  • 51.000 Solenza.

Quanto aos países que mais compram veículos Dacia, a marca está presente em 44 países em todo o mundo. Os maiores mercados em termos de vendas são a França, seguida pela Itália. Os cinco principais países incluem também Marrocos, Alemanha e, naturalmente, a Romênia, onde a marca teve origem.

Embora Portugal não esteja entre os cinco principais mercados, a Dacia liderou o mercado português de veículos particulares no ano anterior. Em 2022, o carro mais vendido em Portugal foi o Peugeot 2008, mas excluindo as vendas de frotas e carros de serviço, o Sandero ficou em primeiro lugar, com 5.100 unidades vendidas. De fato, quando todos os modelos da Dacia vendidos em Portugal são contabilizados, descobrimos que 18,8% dos clientes particulares portugueses que compraram um carro novo em 2022 escolheram um veículo Dacia.

E o que o futuro reserva para a Dacia? A empresa não tem planos de desacelerar. Está preparando importantes lançamentos, começando pelo Bigster, que será o maior modelo em seu catálogo, posicionando-se acima do Duster e com um comprimento de 4,6 metros. O Bigster provavelmente será lançado no mercado em 2025. Além disso, em 2024, podemos esperar a chegada de um novo Duster, que deixará de oferecer motores a diesel e adotará várias opções de motorização híbrida.

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FONTE: RAZÃO AUTOMÓVEL

02-10-2023