Scooter Elétrica Dobrável da Honda: Mobilidade Inovadora
A Honda Motocompacto é uma scooter elétrica que renova um conceito dos anos 80, podendo ser dobrada para caber em carros, com um preço estimado abaixo de mil dólares e uma velocidade máxima de 24 km/h. A chegada à Europa ainda não foi confirmada.
A Honda Motocompacto reintroduz uma ideia dos anos 80, resolvendo problemas fundamentais de mobilidade de uma maneira inovadora.
Nos anos 80, a Honda impressionou muitos ao lançar a sua mais pequena scooter, equipada com um motor a gasolina de 50cc, que podia ser dobrada e guardada no porta-malas de um carro.
Hoje, décadas depois, os engenheiros americanos da Honda trouxeram essa ideia de volta com a Honda Motocompacto, uma scooter totalmente elétrica. Este veículo ágil é conhecido pela sua aceleração, às vezes comparada à velocidade da RC213V 2023, com a qual Marc Márquez compete no Campeonato Mundial de MotoGP.
A Honda Motocompacto é movida por um motor elétrico de 490W (equivalente a 0,66 cavalos) e um torque de 16 Nm, o que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 24 km/h e percorrer quase 20 km com uma única carga. A bateria pode ser recarregada em 3,5 horas em uma tomada americana de 110V.
Quanto às dimensões, a Honda Motocompacto mede 96,8 cm de comprimento, 89 cm de altura e 43,7 cm de largura. No entanto, quando dobrada, suas medidas diminuem para 74,2 cm de comprimento, 53,3 cm de largura e uma espessura de apenas 9,4 cm. Além disso, ela pesa menos de 19 kg, o que a torna incrivelmente portátil.
A previsão é que a Honda e a Acura disponibilizem a Motocompacto nas concessionárias a partir de novembro, com um preço abaixo de mil dólares (cerca de 936 euros). Quanto à sua chegada à Europa ainda não há informações disponíveis.
Estacionado Sob Árvore durante Oito Anos - Jeep Wrangler
Um Jeep Wrangler estacionado sob uma árvore por mais de oito anos acumulou bolor, musgo, fungos e até mesmo objetos inusitados, como um dente humano. Agora, com a ajuda da AMMO NYC, este JEEP está a ser restaurado, para recuperar seu visual de oito anos atrás, repleto de surpresas em seu interior.
Um Jeep Wrangler que passou oito anos estacionado debaixo de uma árvore transformou-se num abrigo para o crescimento de bolor, musgo, fungos e até mesmo um dente humano. Originalmente, pertencia a Jim, um entusiasta do off-road, que o personalizou de acordo com suas preferências. No entanto, devido ao serviço militar, Jim não conseguiu encontrar um local adequado para o proteger, resultando então num estacionamento sob a sombra da árvore que durou mais de oito anos.
Agora que Jim está de volta e pretende trazer o seu Jeep Wrangler de volta à vida. A primeira etapa envolveu levá-lo às instalações da AMMO NYC, com o objetivo de restaurar seu visual ao estado que tinha oito anos atrás, ou talvez até melhor.
No interior do veículo, uma verdadeira arqueologia revelou diversos "tesouros", incluindo uma coleção de moedas, dezenas de cabos, mapas, uma colmeia de abelhas e até um dente humano. O processo de restauração deste Jeep Wrangler é uma jornada emocionante no mundo da atenção aos detalhes, trazendo de volta a estética que muitos carros pareciam ter perdido para sempre.
Dia Europeu Sem Carros: Ruas Fechadas e Monitoramento da Qualidade do Ar em Cidades
O Dia Europeu Sem Carros, celebrado a 22 de setembro, envolveu o fecho de ruas em várias cidades e medições da qualidade do ar para destacar a poluição causada pelo tráfego rodoviário. Esta iniciativa, que começou na França em 1998 e agora é adotada em muitos países.
O Dia Europeu Sem Carros, celebrado em 22 de setembro, foi marcado por restrições de tráfego em várias cidades e pelo monitoramento da qualidade do ar. Este evento anual visa consciencializar todos sobre a importância de reduzir o trânsito nas cidades em prol do meio ambiente.
Em várias cidades, como Lisboa, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Vendas Novas, Celorico da Beira, Mealhada e Vagos, ocorreram cortes de ruas para desencorajar o uso de carros. A associação ambientalista Zero observou que as emissões de gases provenientes do transporte rodoviário em Portugal aumentaram 6,2% em relação ao período pré-pandemia, destacando preocupações com o uso contínuo de gasolina e diesel.
Para destacar essa questão, a Zero conduziu uma maratona de medições da qualidade do ar em pontos-chave de Lisboa, usando um dispositivo de medição de qualidade do ar transportado em bicicleta. Durante essa análise, foram avaliados níveis de poluentes como dióxido de azoto e partículas finas e inaláveis. O objetivo da ação foi chamar a atenção para os problemas de qualidade do ar nas cidades portuguesas, ressaltar a necessidade de reduzir a presença de carros nas cidades, promover o transporte público e destacar os riscos à saúde de altos níveis de poluição, conforme definidos pela Organização Mundial da Saúde.
O Dia Europeu Sem Carros teve início na França em 1998 e desde então se tornou uma iniciativa da União Europeia, com o objetivo de reduzir o tráfego nas grandes cidades. Em 2002, foi ampliado para incluir a Semana Europeia da Mobilidade, realizada anualmente de 16 a 22 de setembro em toda a União Europeia.
Em Lisboa, o primeiro Dia Europeu Sem Carros ocorreu em 2000, com o fecho de várias vias da cidade, resultando na exclusão de milhares de carros do centro. No entanto, números recentes mostram que ainda há cerca de 370 mil veículos a entrar diariamente em Lisboa.
Atualmente, muitas cidades em vários países participam neste movimento, fechando temporariamente ruas e incentivando o uso de alternativas de mobilidade, como bicicletas, trotinetas e transportes públicos. O objetivo central continua a ser: reduzir a dependência dos carros particulares.
Nova Tecnologia Permite Trocar a Cor do Carro - Facilmente Removível
Agora é possível trocar facilmente a cor do carro usando tinta removível, aplicada sobre a pintura original e protegida por uma camada intermediária, permitindo mudanças de cor sem danificar o acabamento original. É importante lembrar que em Portugal, qualquer alteração na cor do veículo requer uma mudança legal no registo do carro.
Escolher uma cor diferente para o seu veículo envolve sempre um certo risco, uma vez que terá que conviver com essa escolha por um bom tempo. Mas e se houvesse uma maneira de mudar isso?
Existe agora uma solução interessante disponível, que é a tinta removível. Sendo aplicada como uma pintura comum, mas que pode ser removida como se fosse uma película ou um adesivo.
O segredo está numa camada entre a carroceria e a tinta, que permite a remoção quando assim desejar. Dessa forma, é possível escolher a cor que quiser para o seu carro e se se cansar dela, é só retirar e pintar novamente.
No caso da solução usada pela Logic, a tinta é aplicada sobre a pintura original, com essa camada no meio, o que também protege completamente a pintura original do veículo.
Dessa forma, se quiser voltar à cor original, basta remover a tinta removível, e a cor original estará lá embaixo, exatamente como estava antes.
É importante lembrar que em Portugal, qualquer mudança na cor do carro também requer uma alteração legal no registro do veículo.
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FONTE: RAZÃO AUTOMÓVEL