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Novidades do Mundo Automóvel - 11 de Setembro de 2023
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Os 5 Radares de Velocidade Mais Eficientes

Cinco radares SINCRO de 2018 a 2023 destacam-se por concentrar um terço das infrações, reforçando a segurança rodoviária em Portugal, em Faro, Coimbra, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Vila Nova da Barquinha.

Entre 2018 e o primeiro semestre de 2023, cinco radares de velocidade da rede SINCRO registaram um terço de todas as infrações.

Antes da entrada em funcionamento dos 37 novos radares de velocidade, a rede SINCRO da ANSR já contava com 61 radares, mas tinha como objetivo aumentar esse número para 123.

O que mais surpreende é que, dentre esses 61 locais com radares de velocidade, apenas cinco deles conseguiram concentrar um terço (33,33%) do total de infrações. 

  1. EN125, km 102,0, Faro, sentido Oeste-Este
  2. A1, km 188,6, Coimbra, sentido Sul-Norte
  3. A4, km 0,1, Matosinhos, sentido Este-Oeste
  4. A29, km 40,9, Vila Nova de Gaia, sentido Sul-Norte
  5. A23, km 18,6, Vila Nova da Barquinha, sentido Este-Oeste

Desde 2018 até o primeiro semestre de 2023, a rede SINCRO fiscalizou quase 550 milhões de veículos em todo o país, de onde cerca de dois milhões resultaram em infrações por excesso de velocidade, concentrando aproximadamente 667 mil infrações.

Nos locais onde esses radares foram implementados, registou-se uma diminuição notável de acidentes com vítimas, com uma redução de 36%. Além disso, houve uma queda impressionante de 74% no número de vítimas mortais, uma diminuição de 44% nos feridos graves e uma redução de 36% nos feridos leves.

Fim da SEAT?

A SEAT enfrenta incertezas quanto ao seu futuro, com declarações de executivos sugerindo a ligação à CUPRA. Porém modelos como Ibiza, Arona, Leon, Ateca e Tarraco ainda estão à venda, mas a regulamentação Euro 7 e a transição para veículos elétricos podem acelerar o fim da SEAT como conhecemos.

O Fim da Seat? Uma possibilidade que tem sido amplamente debatida, após as declarações de Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, durante o Salão de Munique. 

Prevê-se que o futuro da SEAT passe por se concentrar na marca CUPRA, como uma marca automóvel independente. 

Wayne Griffiths, já havia mencionado essa possibilidade há pelo menos seis meses e reiterou-a recentemente. No entanto, embora seja certo que a SEAT eventualmente transfira a produção e venda de automóveis para a marca CUPRA, isso não ocorrerá imediatamente.

Uma vez que a SEAT ainda possui vários modelos em sua linha, como o Ibiza, Arona, Leon, Ateca e Tarraco, que continuarão à venda pelo menos até o término de seus ciclos de vida. Isso pode levar mais tempo do que inicialmente se pensava.

Além disso, o SEAT Ibiza e Arona receberão atualizações para cumprir os novos regulamentos de segurança da União Europeia a partir de julho de 2024. O Leon também passará por uma atualização em 2024, embora haja rumores de que ele poderá deixar de ser vendido como SEAT e adotar a identidade da CUPRA.

No entanto, as notícias não são tão boas para os modelos Ateca e Tarraco. O Ateca será substituído pelo CUPRA Terramar, sem planos de continuar a ser vendido como SEAT. Quanto ao Tarraco, não há informações sobre um substituto, e a comercialização desses modelos pode encerrar em breve, possivelmente no próximo ano.

Wayne Griffiths não descarta a possibilidade de a SEAT lançar um veículo elétrico, como uma versão do Volkswagen ID. 2All e CUPRA Raval, para permanecer no mercado, mas isso dependerá da evolução das regulamentações e do mercado.

O destino da SEAT parece estar traçado, e é provável que, durante esta década, a marca automóvel SEAT encerre suas operações de venda de automóveis para dar lugar a uma marca de mobilidade. Isso significa que a SEAT deixará de vender carros e se concentrará na oferta de soluções de mobilidade, como trotinetas e scooters elétricas, possivelmente com a adição de um quadriciclo elétrico para competir com o Citroën Ami.

Wuling E10 - um veículo tão estreito? 

O Wuling E10 Electric LCV é um veículo de mercadorias chinês. Destaca-se pela sua estreiteza e capacidade de carga. Com uma largura de apenas 1,08 metros, oferece 1,7 metros cúbicos de espaço de carga e 200 quilogramas de capacidade.

Este Wuling E10 é verdadeiramente estreito. O Wuling E10 Electric LCV é um veículo ligeiro de mercadorias, com origem Chinesa que se destaca pela sua notável estreiteza. No entanto, a sua capacidade de carga é surpreendente.

É extremamente compacto, com uma largura de apenas 1,08 metros, pouco mais do que uma motocicleta turística com malas integradas, para um comprimento de 3,3 metros e uma altura de 1,69 metros.

Este veículo acomoda apenas uma pessoa, mas possui uma capacidade de carga de 1,7 metros cúbicos e 200 quilogramas. O que é suficiente para muitos serviços de entregas e é capaz de circular pelas ruas mais estreitas das cidades e megacidades em todo o mundo.

O Wuling E10 Electric LCV tem uma potência de apenas 20 kW (27 cv) e está limitado a uma velocidade máxima de 71 km/h. A sua bateria LFP tem uma capacidade de 9 kWh, o que é suficiente para percorrer 150 km, a uma velocidade de 40 km/h (segundo o ciclo de teste chinês).

Elétricos super eficientes? Mercedes Benz Concept CLA

O Mercedes-Benz Concept CLA representa a visão futura da marca para a sua linha de veículos mais acessíveis, destacando tecnologias elétricas avançadas e um design impressionante. Prevê-se que o sucessor do CLA seja revelado em 2025, com versões elétricas e a combustão.

O Mercedes-Benz Concept CLA representa a visão futura da marca para sua linha de veículos mais acessíveis. Este conceito destaca-se pelo uso proeminente do símbolo da marca, a estrela, em vários elementos de design, incluindo os grupos óticos, a grelha, as jantes e o teto panorâmico. Além disso, apresenta uma iluminação exterior impressionante com faixas LED destacando as linhas do carro.

Embora seu visual seja impressionante, a verdadeira inovação do Concept CLA está na sua tecnologia. Ele é o precursor de uma série de quatro modelos elétricos/combustão que definirão a gama Entry Luxury da Mercedes-Benz. Esses veículos serão construídos sobre a plataforma modular MMA e enfatizarão as tecnologias desenvolvidas no Vision EQXX.

A nova arquitetura elétrica de 800 V visa alcançar uma autonomia de cerca de 750 km (WLTP) e consumos de energia muito baixos. O sistema modular oferecerá opções de tração nas duas ou quatro rodas, bem como duas químicas de células de bateria diferentes.

O carro apresenta uma motorização síncrona de 175 kW e uma caixa de velocidades de duas relações, o que é raro entre os veículos elétricos. Isso deve contribuir para uma eficiência energética elevada de 93%.

O Concept CLA também introduz o novo sistema operativo da Mercedes, o MB.OS, que incorpora Inteligência Artificial com capacidade de aprendizagem e um super computador conectado ao mundo. Além disso, inclui um LiDAR para avançados sistemas de assistência à condução.

A versão final do sucessor do CLA deve ser revelada em 2025, com variantes elétricas e a combustão disponíveis.

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FONTE: RAZÃO AUTOMÓVEL

11-09-2023