50 Radares a mais nas estradas portuguesas em 2023
Anunciados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) há cerca de dois anos, os 50 radares vão reforçar a Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade (SINCRO) e deverão entrar em funcionamento durante o primeiro trimestre de 2023.
A demora da entrada em funcionamento destes radares foi justificada pela ANSR “com o atraso do fornecimento dos equipamentos decorrente da situação excecional nas cadeias de abastecimento resultantes da pandemia da doença covid-19, da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia”.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária anuncia ainda que 20 desses radares vão detetar a velocidade instantânea e 10 a velocidade média num determinado trajeto e não revelou detalhes acerca do modo de funcionamento dos 20 restantes.
Já é sabido que 30 radares serão colocados em Locais de Controlo de Velocidade Instantânea e 20 em Locais de Velocidade Média e que 80% serão instalados fora das auto-estradas.
Aquando do anúncio do reforço da rede SINCRO há dois anos, a ANSR revelou a localização de alguns dos novos radares. Na altura foram estes os locais definidos para a sua instalação:
A aquisição e a instalação destes novos radares deverá custar cerca de 5,6 milhões de euros..
Auto Sueco Portugal disponibiliza a 1ª viatura 100% elétrica para recolha de resíduos sólidos.
A Auto Sueco Portugal disponibilizou o primeiro camião Volvo FE Elétrico de recolha de resíduos sólidos urbanos para operação real, a circular em Portugal, numa primeira fase de teste em Cascais para testar a performance do mesmo, que em operação tem emissões de carbono nulas.
Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais, para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho.
A viatura que vai estar a operar, durante cerca de três semanas na recolha de resíduos sólidos urbanos, no Concelho de Cascais é um Volvo FE Elétrico, um camião com 27 toneladas de Peso Bruto, equipado com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, também 100% elétrica, do fabricante TERBERG, representado pela empresa RESITUL, e que é acionada pela tomada de força elétrica do camião.
“Com base nas tarefas de transporte que a Cascais Ambiente necessita, a Auto Sueco Portugal ajudou a definir, de uma forma estruturada e eficiente, a instalação para as suas necessidades de carregamento, para que a viatura esteja o máximo de tempo em operação. Este é um trabalho em equipa, onde se tem em consideração fatores como rotas, capacidade das baterias, horários de carregamento disponíveis e tempos de trabalho. Tudo isto, no sentido de tirar o máximo partido de uma solução de transporte que cumpra com os objetivos definidos” refere, Manuel Castro e Matos, diretor Comercial Camiões da Auto Sueco Portugal.
As soluções completas de transporte eletrificado que a Auto Sueco Portugal pode fornecer, juntamente com a sua rede de concessionários e oficinas de assistência, desempenharão um papel vital para garantir o sucesso dos clientes rumo à eletrificação.
Superchargers para carros de outras marcas - Tesla
Os Superchargers foram criados inicialmente para uma utilização exclusiva dos carros da marca, garantindo o carregamento rápido em muitos pontos do globo, mas a Tesla mostrou vontade de abrir a sua rede de Superchargers a carros elétricos de outras marcas.
A rede tem crescido no território europeu e abrange agora 15 países onde alguns pontos de carregamento da marca estão acessíveis a todos os veículos elétricos, sem quaisquer limitações.
Este é ainda um programa piloto e que procura avaliar se esta mudança é benéfica tanto para a marca e para os seus carros bem como para outros utilizadores de outras marcas e pretende avaliar o congestionamento destes e a sua utilização ao longo do tempo para um possível aumento da disponibilização da rede. A Tesla menciona que apenas vão ser incluídos novos locais se houver capacidade disponível para tal.
Para usar estes carregadores da Tesla, os utilizadores precisam usar a app da marca, com a criação de um perfil, tendo uma área dedicada ao carregamento de carros não-Tesla. É através da app que a cobrança dos carregamentos será feita.
Esta abertura da empresa é uma mudança que beneficiará todas as partes aumentando os postos de carregamento e ao mesmo tempo o retorno da marca nesses postos, sendo que a rede de Superchargers é uma das infraestruturas mais importantes da Tesla.
Geely patenteia um “drone para automóveis”
Os drones oferecem uma visão do ar de forma simples, barata e rápida. O mercado disparou na aquisição destes equipamentos e a marca chinesa Geely quer agora associar os mesmos aos carros, como um "equipamento de série”.
A patente Geely car drone, registada no Instituto de Propriedade Intelectual do Estado Chinês, pretende ser um equipamento de série colocado no carro em que o drone está localizado num compartimento especial na tampa do motor. O compartimento, que tem uma segunda porta que pode ser aberta e fechada de forma a que o drone aterre ou descole.
O mecanismo de abertura e fecho da tampa é transnacional (relativo à translação), e a direção de abertura da tampa é paralela ao plano de extensão da caixa do motor. Graças a este mecanismo, a vista do condutor não é bloqueada, de modo que, mesmo quando o veículo está em movimento, pode descolar ou aterrar.
O drone automático pode oferecer fotos únicas com funcionalidades como o modo follow (seguimento). Além disso, existem muitos usos diferentes, como uma segunda câmara adicional em acidentes de trânsito, e um par de olhos no ar que lhe permitirá ver a estrada à frente.
No início deste ano, a empresa lançou um carro conceito chamado Polestar O2, equipado com um drone automático atrás dos bancos traseiros do veículo.
Desenvolvido em parceria com a marca de electrónica de consumo Aerofugia, Hoco Flow, o concept drone pode descolar enquanto um carro está em movimento, captando excelentes imagens.
O drone funciona de forma totalmente autónoma e "segue" veículos até 90 km/h. Os condutores podem escolher o modo "High Altitude Environment Mode" (muito adequado para fazer vídeos mais paisagísticos) ou o modo "Sports Tracking", para gravar imagens de condução mais dinâmicas.
Estas são as poucas informações que se conseguem perceber da patente sendo desconhecida a informação sobre quando a Geely car drone chegará ao mercado e em que veículos.
ACOMPANHE TODAS AS SEGUNDAS AS NOVIDADES DO MUNDO AUTOMÓVEL COM A BRINCAR AUTOMÓVEIS!