background

Blog

Novidades do Mundo Automóvel - 7 de Novembro de 2022
Image01

Fim do motor de combustão para a União Europeia chega em 2035

Já é oficial, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros chegaram a acordo e marcaram o fim dos motores a combustão na União Europeia, na venda de automóveis novos, para 2035, nem os híbridos ou híbridos plug-in ficam de fora desta decisão.

Após o Parlamento Europeu ter aprovado a redução das emissões de CO2 em 100% para 2035 e os 27 Estados-membros terem-se mostrado a favor, só faltavam as negociações entre o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia. 

Estas negociações marcaram o fim dos motores a combustão, proibindo a venda de automóveis novos com esses motores na União Europeia para 2035. Para além disso, o acordo pretende uma redução de 55% das emissões de CO2 dos automóveis novos em 2030 face às registadas em 2021.

Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia, defende que este acordo “envia um sinal forte à indústria e aos consumidores: a Europa virou para a mobilidade sem emissões”.

Porém, nem toda a gente está de acordo com esta medida. Oliver Zipse, presidente da ACEA e diretor executivo da BMW afirma que é necessário ter condições estruturais, abundância de energias renováveis, uma boa rede de carregamento e acesso a matérias primas, para se conseguir atingir as metas propostas.

Jens Gieseke, legislador e negociador do Partido Popular Europeu, alertou para o “Efeito Havana” - “Depois de 2035 as nossas ruas podem ficar repletas de automóveis antigos porque os modelos novos não estão disponíveis ou não são acessíveis”. 

Pagar uma subscrição em vez de comprar é o futuro? - Web Summit 2022 

Uma solução para o futuro, em vez de comprar automóvel, optar por uma subscrição de mobilidade, onde paga uma renda com tudo incluído, desde seguros e impostos, que pode ir desde uma utilização mensal, anual e até combinada desde veículos e serviços associados. Este serviço pode vir a ser disponibilizado por várias empresas. 

O CEO da Renault Mobilize e o cofundador da FINN vão abordar este assunto numa conversa informal com o mote “Innovating in increasingly fragmented markets” (Inovar em mercados cada vez mais fragmentados), enquanto líderes de empresas que oferecem soluções de mobilidade assentes em modelos de subscrição. 

Em 2021 a Mobilize nasceu para ser uma das quatro marcas do Grupo Renault, inaugurando uma nova área de negócio, onde está inserido o serviço de subscrição de automóveis e veículos da marca Mobilize. 

A Mobilize considera os seus veículos como “Power Banks com rodas”. Dando o exemplo do Duo e o Bento, veículos destinados a uma utilização urbana, em que a propriedade em momento algum poderá ser transferida para o utilizador. Sendo que no final do contrato de subscrição, esses mesmos veículos serão levados para a fábrica da Renault, onde são totalmente recondicionados e colocados novamente no mercado de subscrição.

A FINN, fundada em 2019, é atualmente a maior plataforma de subscrição de automóveis na Alemanha e já está a operar no mercado norte-americano, onde é possível subscrever um automóvel em minutos. A FINN oferece serviços com tudo incluído e é possível escolher a cor, duração do contrato e o número e quilómetros mensais, posteriormente o utilizador define a forma de pagamento e realiza a encomenda.

Volvo EX90 - O Volvo mais revolucionário de sempre - estreia dia 9 de novembro

O Volvo EX90 com revelação final marcada para o dia 9 de novembro, vem marcar o início de uma nova era, com uma revolução face às propostas atuais da marca. Será a experiência de utilização que marcará a diferença, com as suas funcionalidades e tecnologias prometendo afirmar-se como uma das propostas mais avançadas da atualidade. O objetivo é criar uma experiência de condução mais segura e focada.

Este Volvo EX90 tem vindo a ser revelado aos poucos, pois para a Volvo é fundamental saber quando mostrar todas as possibilidades ao condutor.

A Volvo apontou como inspiração o "desenho de iates para delinear as proporções do EX90, com o formato arredondado a permitir que o ar circule à sua volta de forma mais eficiente". Anunciou também que este EX90 terá um coeficiente aerodinâmico de 0,29, com os puxadores das portas integrados e vidros nivelados.

Considerado como o automóvel mais seguro de sempre da Volvo, este contará com inúmeras assistências à condução, incluindo oito câmaras (duas interiores), cinco radares, 16 sensores ultrasónicos e o inédito sistema LiDar a laser (na linha do tejadilho), que irá permitir uma leitura em tempo real a 360° do ambiente rodoviário envolvente, e com deteção de peões até 250 metros.

Filme - História de Ferruccio Lamborghini 

“Lamborghini: The Man Behind The Legend” vai estrear nos grandes ecrãs - e vai dar a conhecer a história e o homem por detrás da marca Lamborghini.

O filme que leva a conhecer a história de Ferruccio Lamborghini e de como nasceu a marca que fundou e ostenta o seu nome, após o tratamento rude de Enzo Ferrari a Ferruccio, quando Ferrucio sugeriu uma melhoria a um dos seus modelos.

O confronto entre ambos enriquece até hoje o panorama automóvel, no que toca a criar máquinas de sonho e dar origem a uma rivalidade que perdura. 

No trailer é possível ver a criação do primeiro Lamborghini (350 GT) e uma intrigante corrida entre estas duas lendas da história automóvel.

Um filme não só para os fãs da Lamborghini e da Ferrari, mas também para todos os entusiastas automóveis. 

Com estreia internacional planeada para o próximo dia 18 de novembro, porém ainda não conta com data prevista para Portugal.

ACOMPANHE TODAS AS SEGUNDAS AS NOVIDADES DO MUNDO AUTOMÓVEL COM A BRINCAR AUTOMÓVEIS!

07-11-2022