background

Blog

10 cuidados a ter com o carro antes de ir de férias
Image01

1. Verifique o estado dos pneus 

Viajar de carro com pneus desgastados,  danificados ou até com a pressão incorreta, pode ser bastante perigoso. Para além de interferir com a segurança da viatura, ter os pneus em mau estado pode ainda prejudicar os consumos e a própria condução do automóvel. 

 

2. Verifique e , se necessário, carregue o ar condicionado 

Com estes dias de calor intenso, viajar de carro pode ser uma tarefa difícil se o seu ar condicionado não estiver a funcionar corretamente. Se o ar estiver a sair apenas menos quente e não tornar o ambiente do carro realmente fresco, a melhor opção é levar a sua viatura a uma oficina onde lhe carregarem o ar condicionado e assim poder desfrutar da sua viagem com uma melhor qualidade de ar e com um conforto extra. 

 

3. Refrigeração do motor

De 2 em 2 anos, o líquido refrigerante do motor deve ser totalmente substituído. Caso não necessite de substituir, mas apenas repor o nível do circuito de refrigeração, deverá dirigir-se a uma oficina de forma a ser utilizado o líquido correto. 

 

4. Verifique o estado da Bateria

As baterias podem avariar sem que você se aperceba de tal, daí que é importante, antes de fazer uma longa viagem, certificar-se que está tudo correto e em bom estado. 

As baterias podem estar acondicionadas em diferentes locais, sendo que nem sempre é fácil verificar o seu estado pela sua mão, a melhor e mais correta maneira de o fazer é com um equipamento específico numa oficina especializada.

 

5. Visibilidade: vidros, escovas e luzes

Verificar vidros, escovas e luzes! São três pontos muito importantes antes de se iniciar uma longa viagem. Com o calor que se tem sentido é normal que os vidros do seu carro possam estilhaçar devido às diferenças de temperatura durante o dia e durante a noite. Se o seu para-brisas tiver algum risco ou pequena rutura, não hesite em repará-lo. 

Verifique também se as suas escovas e luzes estão em boas condições para que nada lhe falhe durante a viagem. 

 

6. Verifique o pneu sobressalente, colete e triângulo 

Se o seu carro tem pneu sobressalente certifique-se que este se encontra cheio e com os níveis de pressão correta.

Confirme também, que dentro do seu automóvel tem todos os equipamentos necessários e obrigatórios no caso da ocorrência de algum imprevisto. Ou seja, verifique se dentro do carro tem o colete, o triângulo, o macaco e outras ferramentas para mudar um pneu caso seja necessário. 

 

7. Atenção à documentação obrigatória 

Antes de viajar de carro, em qualquer situação, garanta que tem consigo toda a  documentação do automóvel e a sua documentação pessoal. Mas tome ainda mais atenção se vai sair em viagem de férias para evitar futuros constrangimentos com as autoridades. 

 

8. Retire do carro tudo o que não precisa 

É inevitável querer levar “a casa atrás" quando se vai de férias, porém tome atenção ao quão cheio leva o seu carro. Quanto mais peso dentro do carro, maior será o consumo de combustível do seu automóvel. 

 

9. Priorize o bem-estar ao volante  

Planeie a sua viagem tendo em conta o tempo para descansar, comer, beber uma água fresca, etc. É muito importante que não faça uma viagem de longas horas seguidas, por si, pela sua segurança e pela segurança de quem viaja a seu lado, tire tempo para descansar. É recomendado que pare de duas em duas horas. 

 

10. Faça um check-up à sua viatura antes de seguir viagem

Antes da sua viagem, agende um check-up por segurança na nossa oficina. Este check-up será extremamente útil para ter uma viagem confortável e segura! 

 

Agende a sua marcação AQUI!

 

22-07-2022