background

Blog

Tudo sobre o logotipo da Volkswagen
Image01

Hoje vamos viajar novamente até à Alemanha, e descobrir tudo sobre a Volkswagen, “o carro do povo” alemão.

A título de curiosidade, a empresa foi criada por ideia de… nada mais, nada menos, que Adolf Hitler. Ele queria construir uma super-estrada na Alemanha e tornar os automóveis mais acessíveis para o povo alemão, porque nem toda a gente tinha posses para comprar um.

A ideia nasceu em 1933, depois de Hitler ter visitado uma feira de automóveis em Berlim. Um ano depois, ele acabou por se tornar no líder da Alemanha, e convidou Ferdinand Porsche para lançar a produção de “carros do povo” – daí o nome “Volkswagen”, que significa “carro do povo” (“Volk” = pessoas, população / “Wagen” = carro). O primeiro carro da marca, o VW Beetle (o famoso Carocha, em Portugal) foi inspirado no esboço de uma revista francesa, de 1934.

 

Passando aos logotipos, o primeiro símbolo da marca, desenhado pelo engenheiro Franz Xaver Reimspiess, consistia nas letras “V” e “W”, colocadas uma sobre a outra, dentro de uma roda dentada cercada por algo que se assemelhava a asas, numa disposição que representava a cruz suástica nazi.

 

Em 1939, ainda antes da Segunda Guerra Mundial ter iniciado, o logotipo da Volkswagen foi novamente modificado, retirando a simbologia nazi, mas mantendo a roda dentada e as letras da marca. Este novo logotipo é prático, com um design robusto e masculino, e com as proporções mais balançadas. Era este o logotipo em vigor quando a fábrica de Wolfsburg foi inaugurada, local onde se localiza a sede da Volkswagen presentemente. Este logotipo manteve-se em vigor durante todo o período da guerra.

 

Em 1945, após o final da Segunda Guerra Mundial, o logotipo foi novamente modificado. Esta versão foi a base para o logotipo que se mantém até aos dias de hoje. A roda dentada foi removida, sendo substituída por um anel bege, grosso. As letras foram separadas do círculo, ganhando um traço mais grosso, igualmente a bege. O círculo ganhou um fundo vermelho. Este logotipo possuía um cariz mais gráfico e forte, criando ênfase na praticidade e qualidade dos produtos. Este logotipo é bastante raro e não existe muita documentação histórica sobre ele.

 

Três anos depois, após a intervenção do exército inglês na fábrica de Wolfsburg e o novo impulso da indústria automóvel alemã, o logotipo foi retocado em 1948. As cores foram removidas, o anel exterior tornou-se mais fino e o topo do “W” fundiu-se novamente com o círculo, ao mesmo tempo que o “V” se tornou mais próximo do “W” e se fundiu igualmente com o círculo. Este design tornou-se o design principal da empresa por mais de setenta anos.

 

Em 1960, o logotipo tornou-se preto, perdeu o círculo exterior e em lugar dele, ganhou um quadrado a toda a sua volta. As letras tornaram-se também mais finas. A ideia foi manter uma imagem global da marca, uma vez que ela estava a começar a expandir-se para mercados internacionais. A moldura quadrada, aliada ao design monocromático, pretendiam transmitir e refletir o poder e estabilidade que a Volkswagen oferecia. Foi o único logotipo da Volkswagen com um quadrado, até ao momento.

 

Sete anos mais tarde, em 1967, o quadrado desapareceu, trazendo de volta o design tradicional da marca. O design do logotipo era bastante semelhante à versão de 1945, mas mais minimalista e elegante. O esquema de cores foi igualmente modificado, passando para letras em azul-céu num fundo branco.

 

Em 1978, o logotipo foi modificado ligeiramente – o azul e o branco foram invertidos, e ao mesmo tempo, o tom azul tornou-se mais escuro e vivo (azulão). A borda a toda a volta foi duplicada, e as letras ligeiramente retocadas, com especial destaque para o “V”, que foi ligeiramente diminuído.

 

Em 1989, o logotipo retornou à versão de 1948, mas colorido. Manteve-se azul e branco, no entanto, o azul tornou-se mais claro e brilhante.

 

Em 2000, com a mudança de século (e milénio), a Volkswagen lançou uma nova versão do logotipo, totalmente remodelada em termos visuais – pela primeira vez, a marca lançou o seu design semi-tridimensional. O branco passou a ser prateado, enquanto que o azul ganhou uma tonalidade mais profunda, mas que transmitisse uma sensação de maior tranquilidade. As proporções do logotipo tornaram-se perfeitamente balançadas, o que transmitia força e poder à marca.

 

Em 2012, a Volkswagen modificou o seu logotipo para uma versão totalmente tridimensional. As linhas das letras tornaram-se mais nítidas e arrojadas, o que confere ao logotipo um visual forte, que transmite confiança e evoca o sentimento de progressão da marca. Esta versão foi divulgada pela primeira vez a 4 de Setembro de 2012, com a estreia mundial do Volkswagen Golf Mk7, em Berlim.

 

Em Julho de 2019, foi divulgado que a Volkswagen estaria a planear uma mudança global do seu logotipo, tendo sido a nova marca oficialmente divulgada a 9 de Setembro de 2019, juntamente com o novo modelo ID.3 elétrico. A mudança da marca incluiu igualmente uma voz feminina a dizer “Volkswagen”, com o intuito de ser utilizada nos meios publicitários e ao ligar algum automóvel.

Esta versão é semelhante à versão de 1967, mas com o círculo e as letras um pouco mais finas. Além disso, e pela primeira vez, o fundo do “W” foi separado do círculo. O novo logotipo foi lançado na Europa logo após a sua divulgação oficial, seguido pela Ásia em Outubro, e eventualmente na América, até que acabou por ser globalmente adaptado a 8 de Abril de 2020.

 

Em 2020, durante o primeiro pico da pandemia, seguido do confinamento global que vivemos, a Volkswagen lançou uma versão modificada do seu logotipo, temporária, onde encorajava a que as pessoas adotassem o distanciamento social.

 

Já visitou o nosso stock da Volkswagen? Não?! Então clique aqui e veja a nossa oferta nesta marca!

11-06-2021