background

Blog

Tudo sobre o logotipo da Kia
Image01

No artigo de hoje, passamos da América para a Ásia, mais precisamente, para a Coreia do Sul, país natal da Kia.

 

A Kia foi fundada em 1944, tendo sido a empresa responsável por fabricar as primeiras bicicletas na Coreia do Sul, em 1951. 70 anos depois, a Kia é uma das maiores fábricas de automóveis na Ásia, e vende veículos para todo o mundo.

 

A Kia sempre se destacou por ser a primeira e melhor representante do seu país no mercado automóvel internacional, fazendo jus ao seu nome – Kia significa algo como “a ascensão da Ásia”, em coreano. Devido a essa filosofia, o nome da empresa nunca saiu do logotipo, como iremos descobrir já a seguir.

 

Como já referimos, a Kia foi fundada em 1944, mas... com o objetivo de criar bicicletas, não automóveis. Assim, o primeiro logotipo da empresa tinha um design focado em bicicletas – sendo composto por um padrão com três diamantes e uma engrenagem no meio. O nome da empresa foi colocado dentro da engrenagem e emoldurado por outro diamante. Para a época que se vivia, este design foi considerado bastante forte. A paleta de cores monocromática conferiu-lhe uma sensação de profissionalismo e autoridade.

 

Em 1964, com a mudança do foco da empresa para o fabrico de automóveis licenciados, foi necessário mudar o logotipo. Esta nova versão apresentava um círculo verde, com uma linha diagonal a sair dele, para cima e para a direita. Este símbolo assemelha-se a uma letra Q invertida, e foi o único logotipo da empresa a não ter o nome “Kia” escrito.

 

Em 1986, a marca recebeu um novo logotipo, que era constituído pelo nome da empresa, em letras estilizadas e com traço grosso. A letra K foi alterada – a barra superior foi substituída por uma linha longa e ondulada.

 

Na década de 1990, mais precisamente em 1994, a Kia modificou o seu logotipo para aquela que iria ser a base do logotipo atual da empresa. Esse logotipo é constituído por uma oval horizontal, com a palavra da marca dentro dela. O vermelho e branco são as cores oficiais da nova marca, sendo que o vermelho representa a paixão e energia da empresa, e o branco significa pureza e lealdade. A tipografia é simples e clara, sendo que o único elemento exclusivo da letra é a ausência da barra horizontal na letra A.

 

Em 2012, o logotipo foi ligeiramente refinado. A oval ganhou um traço ligeiramente mais fino e as cores tornaram-se mais claras e brilhantes.

 

No início de 2021, a Kia anunciou uma nova atualização no seu logotipo, juntamente com um novo slogan: “Movement that Inspires” (“Movimento que Inspira”). O logotipo conecta as letras do seu nome numa linha contínua – consiste no nome da marca escrito numa fonte angular, com as letras ligadas entre si, para criar a sensação de serem manuscritas.

A empresa explica que “a linha rítmica e contínua do logotipo transmite o compromisso da Kia em trazer momentos de inspiração, enquanto a sua simetria demonstra confiança. Os gestos crescentes do logotipo incorporam as ambições crescentes da Kia para a marca e, mais importante, o que ela oferece aos clientes”. Este logotipo foi também criado para representar o novo propósito da marca e os valores da Kia, o que inclui o foco na criação de veículos elétricos e outros serviços de mobilidade além dos carros tradicionais.

 

 

O mais curioso sobre a identidade visual da Kia, no entanto, é o facto de a marca possuir logotipos diferentes para os mercados internacionais e coreano! Na Coreia, a Kia tem um logotipo totalmente diferente do que estamos habituados a ver por aqui. Ele é composto por um círculo azul, com um contorno preto grosso. Dentro do círculo, encontramos o símbolo da Kia, um K estilizado, desenhado em linhas brancas elegantes. Este logotipo é sofisticado e luminoso. À volta do círculo, surge o nome da empresa – Kia Motors.

29-05-2021