background

Blog

Tudo sobre o logotipo da Ford

Hoje vamos viajar até terras americanas e descobrir tudo o que está por trás do logotipo da Ford, a empresa fundada por Henry Ford. Este empresário tinha por objetivo tornar os automóveis práticos e acessíveis, ao mesmo tempo que ofereciam confiança e durabilidade, conceito que se mantém até aos dias de hoje. A história da identidade visual da Ford sempre foi bastante modesta e consistente ao longo das décadas de existência, sem grandes mudanças ou designs experimentais.

 

Em 1903, nascia a Ford, e com ela, surgia o primeiro logotipo, composto por um emblema arredondado e ricamente adornado numa moldura com folhas e curvas. O logotipo era totalmente monocromático, com um fundo preto, e letras e adornos a branco. As letras foram arqueadas e colocadas numa disposição ondulada, com o slogan “Detroit, Michigan” (local de fundação da empresa), numa tipografia sem serifa e em negrito. Este logotipo era tradicional da época em que se vivia, sendo considerado muito elegante e simples.

 

Logo em 1907, a Ford decidiu mudar o seu estilo para algo mais moderno e visualmente mais impactante. Assim, o logotipo passou a representar um losango com ângulos suavemente arredondados, e uma inscrição “Ford” preta, a negrito, com textos adicionais colocados acima e abaixo da marca.

A forma semelhante a um olho deste logotipo tornou-o notável e memorável, e a paleta de cores cinza metálico, aliada ao preto, adicionou uma sensação de profissionalismo à marca.

 

No entanto, este logotipo não durou muito tempo, pois logo em 1909, a empresa modificou a sua marca – para algo que iria ser a raiz do logotipo atual da Ford. Pela primeira vez, a assinatura de Henry Ford foi utilizada para ser a imagem da sua fábrica. Nesta versão, as letras apresentam uma cauda alongada para a letra “D”, que acabaria por ser removida em versões futuras. Esta versão não tinha ainda a oval azul, sendo por isso apenas a preto e branco, com aspas no nome.

 

Em 1911, foi adicionada uma oval dupla, horizontal, com o nome Ford no seu centro. No seu perímetro, é colocada a inscrição “The Famous Motor Cars”.

 

Um ano mais tarde, em 1912, a Ford apresentou um novo logotipo, provavelmente o mais incomum de todos. Apesar de o nome “Ford” continuar a ter o mesmo estilo de placa de apresentação, foi colocado dentro de uma medalha azul, estilizada como um pássaro, e com texto escrito a branco. Por baixo do nome da empresa, surge um novo slogan: “O Carro Universal”.

Por curiosidade, esta versão do logotipo foi apresentada em duas cores – laranja e azul. O azul foi reconhecido como a cor de maior sucesso. Além disso, as letras prateadas ficam bem num fundo azul, cor essa que simboliza a aristocracia, moderação e reputação impecável da marca.

 

Em 1917, a Ford decidiu retornar ao minimalismo, e para isso, refinou a versão de 1911 do logotipo. A assinatura de Henry Ford foi colocada dentro de uma oval branca, com uma moldura fina, o que lhe conferia bastante elegância.

 

A paleta de cores foi alterada definitivamente para azul e branco em 1927. A moldura do logotipo foi ligeiramente alterada, sendo que agora é dupla – com linhas grossas brancas, e linhas azuis finas. Este logotipo é a primeira versão daquele que todos conhecemos hoje.

 

Este logotipo manteve-se em vigor até 1957, altura em que a Ford decidiu atualizá-lo novamente, embora sem grandes alterações. A oval foi ligeiramente estendida e distorcida, e as letras tornaram-se mais ousadas, com linhas mais alongadas. A cor azul do fundo ganhou um novo tom intenso e a borda do logotipo é composta por uma linha branca grossa, contornada por uma linha fina azul.

 

Em 1961, o logotipo foi ligeiramente modificado. A oval tornou-se mais arredondada nos cantos, o azul ganhou uma tonalidade mais intensa e profunda, e a linha de contorno foi modificada, para ter duas linhas brancas grossas e duas linhas azuis finas, alternadas entre si.

Na verdade, Henry Ford II queria mudar radicalmente o logotipo nesta altura, por isso pediu a um designer, chamado Paul Rand, que apresentasse uma nova versão do mesmo. A proposta foi tão estranha que Ford II decidiu manter o logotipo antigo e fazer apenas umas pequenas alterações.

A proposta era esta:

 

Seguindo as tendências daquela época, a Ford modificou o seu logotipo para uma versão tridimensional do mesmo. Em 1976, o logotipo foi alterado, mudando a cor branca para prateado, e adicionando algum brilho à superfície do emblema. O azul tornou-se mais escuro, com tons gradientes.

 

A versão atual do logotipo, lançada em 2003, é bastante semelhante à versão de 1961, mas com mais volume e luz na imagem. As letras receberam uma sombra delicada e o fundo de 2003 parece-se com o de 1961, mas com mais volume e luz. As letras ganharam uma sombra delicada e o fundo em tom azul-gradiente ganhou um novo dinamismo, o que lhe confere uma nova vida. Os contornos da inscrição foram igualmente refinados, para dar sofisticação à marca.

 

Nos últimos anos, a Ford fez uma variante do seu logotipo de 2003, num estilo totalmente flat e minimalista – todas as sombras, gradientes e brilhos foram eliminados, mantendo simplesmente o azul e branco.

 

E esta é a história do logotipo da Ford! Qual é o seu favorito?

14-05-2021