Hoje é dia de viajar até ao nosso país vizinho, a Espanha, e descobrir tudo sobre o logotipo da Seat!
As raízes da Seat remontam a 1940, quando na altura, o banco espanhol Banco Urquijo, com o apoio de várias empresas industriais, fundou a “Sociedad Ibérica de Automóviles de Turismo” (SIAT). O objetivo da SIAT era desenvolver todo o processo de fabrico de automóveis, desde o projeto até à montagem, inteiramente em Espanha. No entanto, como havia falta desses conhecimentos técnicos no país, era necessário encontrar um parceiro estrangeiro que contribuísse a nível técnico e com alguns dos seus próprios modelos durante os primeiros anos da SIAT, em troca de dinheiro, ações e títulos. O maior problema era que, naquele período, praticamente toda a Europa estava envolvida na Segunda Guerra Mundial, e a própria Espanha estava em ruínas e ainda a recuperar da Guerra Civil que tinha enfrentado. Assim, foi decidido adiar o projeto, mas não descartar, devido à sua importância estratégica.
Em 1950, a Seat nasceu oficialmente, sob o nome Sociedad Española de Automóviles de Turismo, S.A, um ano e meio após o governo espanhol e seis bancos espanhóis terem assinado um contrato de aliança com a Fiat, com o objetivo de formar parceria com um aliado estrangeiro e assim conseguir dar maior vida à Seat. O acordo com a Fiat terminou em 1982.
Assim, os logotipos da Seat têm duas fases distintas – uma relativa ao período de parceria com a Fiat, e outra relativa ao período em que a Seat se tornou independente.
São notórias as semelhanças entre os logotipos da Seat e da Fiat. A Seat, como parceira da Fiat, possuía logotipos semelhantes aos utilizados pela Fiat durante o tempo que a parceria vigorou. Neste artigo vamos debruçar-nos sobre os logotipos da Seat, e no próximo artigo, iremos focar-nos nos logotipos da Fiat.
Apesar de a Seat ter sido fundada em 1950, só em 1953 é que o primeiro logotipo da empresa foi introduzido. O emblema era bastante ornamentado, com duas asas cinza à volta de um escudo vermelho com o contorno prateado. Dentro do escudo, a palavra “Seat” aparecia em letras grandes, e as palavras “Licencia Fiat”, colocadas por baixo, em letras mais pequenas. É de notar que o design do tipo de letra utilizado para escrever “Seat” é bastante semelhante ao utilizado pela Fiat.
Em 1960, um novo logotipo foi criado. Desta vez, tratava-se de um emblema redondo, brilhante, com um fundo vermelho e um contorno prateado, com um enfeite de folhas à sua volta. A palavra “Seat” passou a surgir em branco, enquanto que a referência à Fiat estava em prateado. Este logotipo, apesar de ser muito elegante e facilmente reconhecível, durou menos de dois anos.
Em 1962, surgiu um logotipo monocromático, que durou seis anos. Era simplesmente uma inscrição preta extra-negrito, onde todas as letras eram colocadas sobre uma linha horizontal fina.
Em 1968, a marca decidiu simplificar a versão do seu logotipo circular com a coroa de folhas prateada, que remontava ao início dos anos 60, tornando-o numa versão minimalista – um círculo vermelho, com um contorno prateado e a palavra “Seat” escrita a branco, no interior. Desta vez, não existiam referências à Fiat nem ornamentos.
Em 1970, o logotipo foi totalmente remodelado, com a palavra “Seat” a amarelo e negrito, e cada letra colocada num quadrado em azul elétrico, separados entre si. Este logotipo representava energia, progresso e confiança, tendo sido utilizado pela empresa até ao fim da parceria com a Fiat.
Como citado anteriormente, em 1982, a parceria com a Fiat terminou, e devido a isso, a Seat viu-se na necessidade de criar um novo logotipo, e com isso, iniciar uma nova era da identidade visual da marca. Para isso, foi criado um símbolo que perdura até aos dias de hoje – uma grossa letra S, estilizada, onde a barra diagonal do S era composta por várias linhas brancas e azuis, com pontas pontiagudas, o que simboliza velocidade, movimento e desenvolvimento.
Em 1990, o número de linhas diagonais foi reduzido. Três elementos brancos e quatro azuis tornaram-se mais grossos, o que acrescentou solidez e poder a todo o logotipo. De resto, o logotipo permaneceu inalterado.
Mesmo no final do século, o logotipo tornou-se prateado e foi colocado sobre um fundo vermelho. Mais uma vez, o número de linhas diagonais foi reduzido, sendo que agora só havia duas linhas. A marca da palavra apareceu no logotipo, colocada por baixo do símbolo.
Em 2010, o logotipo sofreu nova alteração, tornando o símbolo mais rígido e nítido. As barras diagonais foram removidas na totalidade, sendo agora a letra “S” apenas dividida diagonalmente em duas partes, e separadas por uma linha branca. Este logotipo foi colorido com um gradiente de prata, o que lhe confere uma sensação de tridimensionalidade. Também o tipo de letra foi alteado, tornando-se mais fino e futurista.
A paleta monocromática foi adotada pela marca em 2017, juntando-se à tendência cada vez mais crescente de criar logotipos com uma cor só e completamente minimalistas. O emblema, preto e limpo é colocado acima do nome da marca, que por sua vez, está escrita numa letra sem serifas. Este design torna o logotipo verdadeiramente poderoso e elegante.
É de notar que ainda na atualidade, existem certos traços do tipo de letra que partilham semelhanças com a Fiat, em especial a letra “A”.
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