background

Blog

A marca de automóveis mais antiga de sempre

Falamos de uma empresa que foi fundada em 1810, pelos dois filhos de um entusiasta da indústria. Esse entusiasta, nascido em 1734, com o nome de Jean-Pierre Peugeot, dedicou a sua vida à indústria. Trabalhou em várias áreas da indústria e criou vários negócios – uma tecelagem, uma tinturaria, um moinho de óleo e um moinho de cereais. Os dois filhos de Jean-Pierre (Jean-Pierre II e Jean-Frédéric) fundaram em 1810 a Peugeot Frères, transformando o antigo moinho de cereais do pai numa fábrica de fundição de aço, criando moinhos de café, molas, serras, armações de guarda-chuvas e bicicletas.

Sim, como já percebeu, estamos a falar da Peugeot – que tem uma história com mais de 200 anos de existência!

Também o símbolo do leão é já bastante antigo, tendo aparecida pela primeira vez em 1847, quando a Peugeot produzia ainda produtos de aço. A imagem do leão foi usada para representar a força e precisão dos seus produtos. Em 1858, o logotipo foi registado como marca oficial da Peugeot.

O envolvimento da Peugeot com automóveis só aconteceu no final do século XIX, devido à influência de Armand Peugeot, neto de Jean-Pierre, que era fascinado por todas as coisas que eram mecânicas. Assim, ele orientou e liderou a empresa para a produção do primeiro veículo motorizado. Em 1889, fruto de uma colaboração com Léon Serpollet, um especialista de vapor da época, finalmente conseguiu. O resultado foi um veículo de três rodas a vapor, o Serpollet-Peugeot. Logo no ano seguinte, Armand Peugeot abandonou a tecnologia a vapor em favor da gasolina, e construiu o primeiro veículo de quatro todas movido a gasolina – o quadriciclo Tipo 2, que contava com um motor da Daimler (para quem não sabe, a Daimler é uma das duas empresas que acabou por originar a Mercedes-Benz). Apenas 4 veículos deste tipo foram produzidos.

Fonte: Peugeot

Veja todo o nosso stock de Peugeots, clicando aqui!

07-04-2021