background

Blog

Os vários tipos de jantes
Image01

As jantes são fundamentais num automóvel, e não é só devido à estética delas! Elas também ajudam bastante na questão de segurança e performance/equilíbrio num automóvel.

Para quem não sabe, uma jante é o aro metálico que complementa o design circular externo da roda, onde a borda interna do pneu é montada no veículo. Ou explicando em palavras mais simples, é o aro que se encontra no centro dos pneus e que os sustenta na circulação. Existem vários tipos de jantes, e naturalmente, o tipo de jante escolhida para o automóvel importa bastante. Quando é necessário escolher a jante mais indicada, é recomendável pensar na segurança antes de tudo. A escolha da jante irá ter consequências significativas na performance e manuseio do veículo, além da questão estética, como referido inicialmente.

 

O material principal da produção das jantes varia, e é o que as faz distinguir umas das outras. Vamos descobrir mais um pouco sobre elas?

 

1 – Jantes de aço

Este é o tipo mais comum de jantes, sendo muito resistentes e também as mais baratas no mercado. Mas nem tudo são vantagens – são o tipo de jantes mais pesadas e não são muito apelativas esteticamente, quando comparadas com jantes feitas de outros materiais. Devido a isso, poucas são as pessoas que querem colocar jantes de aço nos seus carros, especialmente se forem novos, preferindo outros tipos de jantes. Há quem também goste de usar a tampa da roda do carro para disfarçar as jantes de aço, mas com uma olhadela atenta, o disfarce cai por terra.

 

2 – Jantes de liga leve

Estas jantes estão a substituir as jantes de aço, para a maioria dos consumidores. As jantes de liga leve são feitas de alumínio, magnésio ou ambos. São mais leves que as jantes de aço, o que acaba por ser uma boa vantagem para o condutor, pois ele consegue obter uma maior aceleração e travagens mais rápidas. Outra vantagem das jantes de liga leve está relacionada com o facto de assim haver menos tensão na suspensão do carro. E claro, não esqueçamos a estética – este tipo de jantes consegue dar um contributo significativo à elegância do automóvel!

 

Mas não é só de jantes seguras que o mercado das jantes se faz, e prova disso são os próximos dois tipos de jantes que vamos apresentar. Recomendamos vivamente que prefira qualidade acima da estética pura do seu carro!

 

3 – Jantes cromadas

As jantes cromadas não são comuns quanto as jantes de aço e de liga leve, sendo bastante conhecidas pela sua aparência brilhante. As jantes cromadas são maioritariamente utilizadas pela sua estética e não pela performance. Além disso, eles podem ficar arranhados facilmente e ficam feios quando começam a envelhecer.

 

4 – Jantes “spinners”

Estas jantes eram muito comuns nos anos 90. As jantes “spinners” eram popularmente chamadas de “rodas giratórias”, devido ao facto de as jantes girarem conforme o carro se move e continuarem a girar por um tempo, depois de o carro já ter parado. Elas eram muito populares em videoclipes e filmes estrangeiros. Como se deve calcular, este tipo de jantes não tem qualquer segurança ou ajuda no desempenho do veículo, apenas estética pura e dura.

 

Quais destas jantes prefere? Quais é que não colocaria no seu carro?

31-03-2021