background

Blog

Tudo sobre o logotipo da Toyota
Image01

Hoje navegamos até à Ásia para descobrir toda a história por trás do logotipo da Toyota!

Para começar, sabia que…

Sim, o logotipo atual da Toyota tem as letras da sua marca subtilmente escondidas no seu logotipo, e é por isso considerado um dos logotipos mais bem desenhados da história. Mas vamos começar a história pelo início!

 

A Toyota nasceu em 1933, com a empresa automóvel sendo uma divisão da Toyoda Automatic Loom Works (não, não foi um erro de escrita!) e dedicada à produção de carros sob a direção do filho do fundador, Kiichiro Toyoda. Kiichiro Toyoda tinha viajado para a Europa e Estados Unidos em 1929 para investigar a produção de automóveis, e começou também a pesquisar motores movidos a gasolina em 1930.

 

Em 1936, a empresa lançou um concurso público para a criação do novo logotipo. De entre as mais de 27.000 submissões, o desenho escolhido acabou por ser os três caracteres japoneses no silabário fonético Katakana, que juntos traduzem no som “Toyota”. A mudança do nome deveu-se ao som “da” ser considerado um som “impuro” na linguagem japonesa, enquanto que “ta” é um som “puro”. Além disso, o som “Toyota” só precisa de oito traços para ser escrito (ao contrário de Toyoda, que necessita de dez), e oito é considerado o número da sorte japonês.

 

Em 1958, os designers da empresa decidiram abolir o logotipo escrito em Katakana e focarem-se nas letras latinas, para maior reconhecimento da marca no mundo inteiro. Assim, criaram uma marca que consistia simplesmente no nome “Toyota”, a preto sob fundo branco, em letras serifadas e com espessuras desiguais.

 

Onze anos mais tarde, em 1969, o logotipo sofreu novas alterações, embora as modificações não tenham sido muitas. As letras passaram a ser escritas numa simples tipografia Helvetica, tendo por isso as letras não-serifadas, e com a espessura das letras iguais entre si.

 

Em 1978, foi decidido aumentar o espaçamento entre as letras e tornar o logotipo vermelho, em vez do tradicional preto. Com isto, a marca tornou-se mais facilmente reconhecível e visível.

 

No final dos anos 80, a empresa apresentou um logotipo com um símbolo corporativo constituído por três ovais. É dito que as duas ovais interiores representam dois corações - o do cliente e o da empresa – circundados por uma oval maior, simbolizando “o mundo a abraçar a Toyota”. Os pontos de interseção das ovais significam igualmente confiança e cooperação benéfica para ambas as partes (cliente e empresa). Este logotipo foi programado para coincidir com o 50º aniversário da Toyota, no entanto, acabou por ser apresentado antes da data estipulada.

Como já referimos anteriormente, este logotipo também tem todas as letras de “Toyota” subtilmente desenhadas no seu símbolo. Devido a isso, e à sua simplicidade visual, a marca tornou-se tão famosa que acabou por ser “roubada” por um fabricante automóvel particular, a empresa chinesa Zhejiang Geely Holding Group Co. Em 2003, ela utilizou um logotipo bastante semelhante ao da Toyota, e o caso foi levado a tribunal. No entanto, o tribunal decidiu que não via sinais de concorrência desleal, não dando por isso razão à Toyota e encerrando o caso no final de 2003. Entretanto, a Geely mudou o símbolo corporativo, mas não reconheceu a semelhança. Deixamos ao seu critério…

 

Voltando à Toyota, em 2004, o logotipo foi atualizado para uma versão 3D, em prata metalizada. Para conseguir o efeito 3D, foram utilizadas sombras, destaques, contornos e um gradiente.

 

Em 2020, a Toyota regressou à versão 2D do logotipo, adotando a tendência de logotipos minimalistas e flat, por questões de melhor comunicação da marca.

 

É fã de Toyota? Visite já o nosso stock de automóveis Toyota e escolha o seu preferido! Alternativamente, deixe-nos um comentário sobre o conteúdo deste artigo!

26-03-2021