Por vezes, é preciso sabermos reinventar-nos, e no mundo automóvel, isso não é exceção. As empresas automóveis decidem ser inovadoras nos designs para os modelos de automóveis, no interior do habitáculo, no tipo de motores, enfim, numa série de coisas para que os carros proporcionem uma experiência de condução única. Os logotipos não são exceção, porque são eles que representam as empresas, desde o conceito à mensagem que querem transmitir ao público. Um bom logotipo consegue potenciar a comunicação da marca, ao passo que um mau logotipo não irá ajudar a empresa a ter visibilidade e confiança por parte dos consumidores.
Nos últimos meses, tem sido várias as empresas automóveis que estão a decidir renovar a sua marca e dar uma nova face ao público. Vamos descobrir quais são essas empresas e os novos logotipos?
Em 2020, a BMW decidiu adoptar um visual “flat” para o seu novo logotipo, tornando-o mais simples visualmente, com uma área “transparente” à volta do tradicional azul e branco do já famoso logotipo. Com esta atualização, a comunicação da marca será também mais fácil.
A empresa alemã explica que este novo logotipo simboliza “o significado e a relevância da marca para a mobilidade e o prazer da condução no futuro”, por isso, com esta mudança, a BMW está disposta a entrar numa nova fase da sua marca. Vamos ver que novidades esta empresa nos reserva…
A empresa americana (ainda pouco conhecida por terras portuguesas) fez também uma alteração ao seu logotipo pela primeira vez em cerca de 50 anos, como parte do seu foco em direção aos veículos elétricos. Esta empresa possui várias marcas como a Chevrolet, GMC e Cadillac e comprometeu-se a tornar-se totalmente elétrica, com planos de lançar 30 novos modelos elétricos até 2025.
A empresa sul-coreana revelou um novo logotipo, que conecta as letras do seu nome numa linha contínua – consiste no nome da marca escrito numa fonte angular, com as letras ligadas entre si, para criar a sensação de serem manuscritas. Com o novo logotipo, veio também um novo slogan, “Movement That Inspires” (“Movimento que Inspira”).
A empresa explica que “a linha rítmica e contínua do logotipo transmite o compromisso da Kia em trazer momentos de inspiração, enquanto a sua simetria demonstra confiança. Os gestos crescentes do logotipo incorporam as ambições crescentes da Kia para a marca e, mais importante, o que ela oferece aos clientes”. Este logotipo foi também criado para representar o novo propósito da marca e os valores da Kia, o que inclui o foco na criação de veículos elétricos e outros serviços de mobilidade além dos carros tradicionais.
O novo logotipo continua ainda a ser um círculo com o nome Nissan ao centro, em letras maiúsculas, mas o nome é mais independente agora, com menos conexão física ao círculo que o contorna. O círculo está incompleto no novo logotipo, tendo uma pequena lacuna onde o nome Nissan o divide ao meio, ao passo que na versão antiga, o anel externo do logotipo era um círculo sólido. Outra mudança percetível é o espaçamento das letras, que se tornou maior.
A empresa explica que este redesign tem como objetivo tornar o logotipo “fino, leve e flexível”. Outro requisito era fazer com que parecesse agradável visualmente, quando iluminado em futuros modelos EV, que terão 20 LEDs iluminando o logotipo da Nissan na frente do carro. Tal como em outras empresas automóveis, o visual é mais “flat” para uma melhor adaptação à comunicação digital.
A marca de carros francesa Peugeot revelou um novo logotipo para a sua empresa, sob o slogan “Lions of Our Time” (“Leões do Nosso Tempo”), que relembra bastante o logotipo utilizado durante os anos 60, como parte de uma reformulação da marca para iniciar uma nova era no fabrico de automóveis elétricos – sendo que a Peugeot promete oferecer até 2025 uma versão elétrica para todos os seus modelos de automóveis.
Julie David, diretora da Peugeot UK, explica que “o novo logotipo reflete a mudança na linha de modelos e a nova filosofia assente em viver o momento. Estamos, por isso, muito animados para mostrar o logotipo e a identidade da marca aos nossos clientes durante este ano”.
Na verdade, essa mudança já está a acontecer. Numa primeira fase, o novo logotipo está a ser utilizado na comunicação online da empresa. O novo modelo 308 (que será lançado durante este ano) irá ser o primeiro automóvel a receber esta nova versão do logotipo, sendo que gradualmente será adicionado a toda a gama de veículos da marca.
A Renault decidiu dar um retro ao seu logotipo, ao mesmo tempo que o mantém bidimensional, como tem sido hábito nas empresas automóveis nos últimos tempos. Ainda não se sabe qual será o primeiro automóvel a ter este novo logotipo, mas a empresa promete que será já em 2022, e que em 2024, todos os automóveis terão já o novo emblema.
Gilles Vidal, diretor de design da Renault, explicou durante a inauguração do novo logotipo que “o desafio era renovar a forma do diamante [da marca], dando-lhe sentido e novos valores contemporâneos para projetar a marca no futuro”. Vidal acrescentou ainda que o novo emblema “incorpora perfeitamente a era New Wave em que a Renault entrou”, referindo-se ao plano da Renaulution anunciado no início deste ano, quando o novo logotipo apareceu pela primeira vez no protótipo do Renault 5 EV.
Para quem não sabe, o plano Renaulution foca-se em soluções de mobilidade limpa, através da pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos e movidos a hidrogénio. A empresa pretende tornar-se na fábrica automóvel mais verde da Europa até 2025, com o lançamento de 14 novos modelos até essa altura.
A Dacia, como subsidiária da Renault e também incluída no plano Renaulution, irá igualmente receber um novo logotipo, que foi revelado ao mesmo tempo que era anunciado um novo SUV compacto da empresa – o Dacia Bigster.
A Toyota juntou-se a várias outras marcas de automóveis, optando por uma reformulação minimalista do seu logotipo, o que inclui a remoção da sua marca. Este redesign foi criado pela agência The & Partnership para a divisão europeia da Toyota, e de acordo com a agência e a empresa japonesa, a remoção do nome da marca foram um “agradecimento” devido ao reconhecimento visual da marca junto dos consumidores europeus, o que significa que já não é preciso indicar o seu nome para ser identificada. Por outro lado, o redesign foi encomendado para garantir a "longevidade da Toyota no mundo digital", além de manter a sua identidade visual alinhada com a expansão para veículos elétricos, comércio online e novos modelos de propriedade.
Também a Volkswagen decidiu simplificar visualmente o seu logotipo, fazendo uma versão minimalista e flat do mesmo, para uma melhor comunicação da marca, como tem sido habitual dentro das empresas automóveis nos últimos meses. Com isto, a empresa diz que entrará numa nova era. De acordo com a VW, o Beetle foi a primeira era, o Golf foi a segunda e a terceira fase é representada pela eletrificação dos automóveis, com os já conhecidos modelos ID.
Não há muito a dizer sobre o novo logotipo, que se tornou mais bidimensional que antes, e conta com uma aparência muito mais simples. A maneira como o V e o W estão mantém-se, mas a fonte e o contorno circular são diferentes e mais simples. A VW explica que este logotipo representa uma atitude "mais amigável" para a empresa, e será acompanhado por outras mudanças na estratégia de marketing, tais como a voz de uma mulher a anunciar o nome da marca, pela primeira vez num chamado “logotipo sonoro”.
Este logotipo apareceu pela primeira vez no carro elétrico ID.3 e foi lançado para o resto da linha de automóveis da VW durante o ano anterior.