background

Blog

O carro elétrico que nunca precisa de ser recarregado
Image01

Já ouviu falar da marca de automóveis Aptera Motors? A empresa fechou há alguns anos por falta de financiamento na criação dos seus automóveis extremamente futuristas. Entretanto, neste último ano retornou com um veículo único, elétrico, recarregável com energia solar, e que, de acordo com a empresa, “não precisa de ser recarregado”, pelo menos para a maioria dos condutores.

Mas como é isto? É fácil! O carro conta com uma série de painéis solares instalados no capot e no teto, que são capazes de fornecer uma autonomia de 72km/dia, quando estacionado sob a luz solar, o que lhe permite fazer um recarregamento automático. No entanto, as especificações do veículo apontam que ele não recorre puramente à energia solar para se mover. O co-fundador da empresa, Chris Anthony, explica que “com a tecnologia “Never Charge” da Aptera, o condutor é movido pela força do sol. O nosso painel integrado mantém a sua bateria carregada, por isso, onde quer que deseje ir, basta ir”. Para o típico condutor que não faz mais que 72 km por dia (por exemplo, para ir e voltar do trabalho, e ainda passar no supermercado para fazer as compras para o jantar), parece ser uma boa ideia, não é?

Como é natural, há problemas que também se levantam. E se não estiver sol? E se fizer uma viagem acima de 72 km? Para isso, o automóvel conta com uma bateria com uma autonomia de (espante-se!) 1.600 km, na versão mais completa. E se gastar toda a autonomia da bateria, então aí sim, se necessário, terá que ser necessário recorrer a um posto de carregamento elétrico para recarregar o carro – embora o faça com muito menos frequência que um utilizador de um veículo elétrico comum.

O veículo possui apenas três rodas – uma traseira e duas dianteiras, e conta com um formato leve e bastante curvilíneo, o que lhe confere um aspeto bastante futurista, digno de filmes de ficção científica. Dentro do carro podem ir sentadas até três pessoas.

 

Já quer um? Fique sabendo então que as versões originais, Paradigm (autonomia até 600 km) e Paradigm Plus (autonomia até 1.600 km) já se encontram esgotadas, no entanto, pode fazer a pré-encomenda de modelos personalizáveis do Paradigm. Nesta modalidade, pode alterar vários aspetos, tais como a quilometragem por carga, a tração, os tetos solares e as cores internas e externas do veículo. O pagamento é feito com dólares americanos.

 

É caso para dizer, às vezes a tecnologia não deixa de nos surpreender!

20-01-2021