background

Blog

Dê nova vida aos seus velhos pneus
Image01

Os pneus são certamente indispensáveis para que qualquer veículo motorizado se consiga mover, mas quando chegam ao fim da sua vida e são descartados de forma errada, podem ser responsáveis por vários problemas ambientais. Um pneu pode demorar, em média, 600 anos até se decompor na natureza, além de se tornarem locais propícios à criação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya. Queimar os pneus é também totalmente desaconselhável, uma vez que, quando queimados, eles libertam monóxido de carbono e dióxido de enxofre, gases altamente poluentes.

 

Então o que fazer aos pneus velhos?

E que tal se conseguíssemos transformar a borracha dos pneus em asfalto?

Sim, isso é possível! Reaproveitar os pneus cuja vida útil chegou ao fim é uma realidade, e a tecnologia, conhecida como asfalto-borracha, já existe em vários países há algumas décadas.

pneus reciclados para asfalto, pavimentação de estrada

 

Mas, como se processa?

Antes de tudo é necessário deixar os pneus velhos em pontos que recebam este tipo de material, tais como lojas especializadas para o efeito. De seguida, os pneus são reunidos e levados para as empresas de reciclagem. É aqui que toda a magia acontece! Para começar, é selecionado o material nobre dos pneus, para produção do asfalto-borracha. Deste material, saem os polímeros e todos os outros componentes ricos quimicamente, tais como óleos e o carbono de petróleo. O que sobra é incinerado para alimentar os fornos de cimenteiras. Desperdício zero, portanto.

De seguida, os polímeros e os restantes componentes químicos são transformados em pó de borracha, que é adicionado à mistura com o asfalto comum, para assim ser fabricado o asfalto-borracha. Fácil, não é?

estrada com asfalto de pneus

Para a produção de um quilómetro de asfalto ecológico são necessários cerca de 600 pneus. O asfalto comum fica com melhores propriedades (tais como a elasticidade), o que aumenta a durabilidade do pavimento em até 40%, acabando por se tornar vantajoso a longo tempo. Normalmente, uma estrada dura cerca de dez anos, mas quando se funde a borracha dos pneus com o asfalto, a sua vida útil aumenta para 25 a 30 anos. Vantajoso, não acha? Além disso, a adição da borracha ao asfalto aumenta também a aderência do pneu à estrada, o que ajuda a evitar derrapagens e reduz o spray causado pelos pneus em dias de chuva, o que garante estradas mais seguras para o condutor. Por fim, os custos de manutenção da estrada são menores.

 

 

Agora, já sabe o que fazer da próxima vez que quiser livrar-se de pneus velhos – reciclagem!

Quer saber qual o ponto de recolha de pneus mais próximo de si? Consulte aqui.

13-01-2021