background

Blog

Descubra os vários tipos de pneus
Image01

Os pneus são um dos itens mais importantes para garantir a segurança e mobilidade do veículo. Mas sabe quais são os tipos de pneus que existem, e qual deve utilizar para o seu veículo, para assim assegurar um melhor desempenho na condução?

Fique aí, porque nós explicamos tudo!

 

1 - Pneus 4x4 (ou off-road)

pneus off road, pneus para cascalho e lama, pneus 4x4

Este tipo de pneu é indicado para veículos 4x4, como o nome indica, e para pisos irregulares, com cascalho e lama. Eles possuem uma estrutura mais resistente, com uma carcaça mais resistente, banda de rodagem maior e sulcos de maior largura – para assim serem capazes de resistir a terrenos irregulares sem se deformarem. Os pneus 4x4 também favorecem a travagem com segurança mesmo em pisos enlameados. Ainda assim, para garantir maior segurança durante o trajeto, os pneus devem ser calibrados de acordo com o solo que eles irão percorrer.

 

2 – Pneus de asfalto (ou on-road)

pneu on road, pneu para asfalto, pneu em carro

Os pneus de asfalto, como o nome indica, foram feitos para pisos que tenham asfalto, sendo por isso usados em carros de passeio comuns. Eles possuem sulcos menores, o que oferece maior contato com o solo, favorecendo assim o desempenho do carro. Como são um tipo de pneu muito comum, a maioria dos carros costumam sair da fábrica com este tipo de pneu.

 

3 – Pneus mistos

pneu misto usado

São indicados para utilizar tanto em terrenos mais irregulares, quanto no asfalto, o que por si lhes confere uma vantagem de versatilidade. Além disso, estes pneus possuem um visual mais forte e maior resistência. No entanto, também apresentam algumas desvantagens – aumentam o consumo de combustível e criam maior ruído em velocidades mais altas, além de serem mais caros do que os pneus citados anteriormente. Devido a isso, é recomendável que se faça apenas o investimento neste tipo de pneus se o condutor fizer uso dos dois tipos de estrada de forma regular.

 

4 – Pneus radiais

pneu radial

Este pneu é feito com uma banda de rodagem muito mais resistente, para assim ter maior durabilidade. São por isso indicados para quem vai conduzir em altas velocidades, pois eles garantem um melhor desempenho nas curvas, além de uma resposta mais rápida em situações de travagem.

 

5 – Pneus verdes (ecológicos)

pneu verde, pneu ecológico

Não, os pneus não são literalmente de cor verde! Na verdade, eles são assim designados por terem uma relação favorável com o meio ambiente. Os pneus verdes são mais leves, com maior durabilidade e produzem menos ruído. Foram desenvolvidos com o objetivo de diminuírem o consumo de combustível durante a sua utilização, além da emissão de gases poluentes aquando da sua produção em fábrica. E as vantagens não ficam por aqui! Eles também têm um excelente desempenho em pisos molhados, o que reduz o risco de aquaplanagem. O único inconveniente é que é necessário usar um bocadinho mais o travão, pois o carro parece “mais leve” com estes pneus.

 

Agora já não tem mais com que se preocupar quando precisar de decidir que tipo de pneus deve colocar no seu veículo da próxima vez!

12-01-2021