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História do logotipo da Renault
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Fundada em 1898, a Renault era inicialmente chamada de “Renault-Frères”, como já tivemos oportunidade de explorar num artigo anterior. O primeiro logotipo da empresa, apresentado em 1900, apresentava dois R’s entrelaçados num medalhão estilo Art Noveau. Este logotipo não era utilizado nos veículos, apenas em documentos internos. Os veículos eram reconhecidos pelo nome “Renault-Frères” colocado no estribo e pelas iniciais LR (de Louis Renault) gravadas nos cubos das rodas.

Em 1906, com a vitória da Renault no primeiro Grande Prémio francês, o medalhão com os dois R’s foi substituído por uma imagem do carro Renault vencedor da corrida, contornado a toda à volta por uma roda dentada.

Entretanto, com o final da Primeira Guerra Mundial e a grande contribuição da Renault para a vitória na guerra, com a produção dos tanques de guerra, tais como o FT-17, a empresa modificou o seu logotipo para apresentar nele o FT-17.

Este logotipo durou até 1922, altura em que Louis mudou o nome da empresa para “Société Anonyme des Usines Renault. A partir de 1923, a Renault decidiu colocar o logotipo na parte frontal dos seus veículos, para os tornar mais facilmente identificáveis. Para isso, adotou um design com uma grade redonda, tendo o nome “Renault” ao centro. Este logotipo era funcional e ao mesmo tempo essencial, uma vez que atrás da grade frontal no capô estava a buzina. As regras daquela altura exigiam que a buzina fosse posicionada na frente, atrás de uma grade de metal. O logotipo da Renault foi dividido em dois por uma linha central.

Esta versão do logotipo rapidamente ganhou uma versão menos arredondada, nascendo assim o diamante tão típico da Renault, em 1925, tendo surgido pela primeira vez no sedan 40 CV Tipo NM, como já explicamos anteriormente num outro artigo da nossa rubrica. Numa primeira fase, este logotipo era apenas utilizado em veículos de luxo, tendo mais tarde começado a ser colocado nos carros restantes da Renault.

Ao longo da década de 1930, a identidade visual evoluiu gradualmente e foi progressivamente adotada em toda a empresa. Nessa altura, a Renault também ganhou um slogan, que era utilizado nas campanhas publicitárias da época – “Renault, l’Automobile de France” (“Renault, O Automóvel da França”).

Com a nacionalização da Renault, a marca sofreu profundas alterações, modificando o nome, o logotipo e o slogan. A empresa passou a ser chamada Régie Nationale des Usines Renault, e o nome “Renault” foi usado como marca comercial. O slogan foi atualizado para “Plus que jamais, Renault, l’Automobile de France” (“Mais do que nunca, Renault, o Automóvel da França”).

Nesta altura, também o logotipo sofreu alterações, tendo sido publicado a cores pela primeira vez em documentos oficiais. Foi nesta altura que o amarelo se tornou a cor emblemática da marca, cor que se mantém associada à Renault até à atualidade.

O diamante também se tornou indissociável da marca, tendo passado a ser usado em todas as imagens publicitárias da Renault.

Em 1959, a partir do lançamento do Renault 4, os carros e a rede de vendas passaram a usar uma nova versão do logotipo, mais estreito. O emblema ainda incluía o nome “Renault”, gravado em letras mais finas, mas as palavras “Régie Nationale” desapareceram. Em alguns casos, o logotipo era posicionado à direita da grade frontal (em vez de ser ao centro), como por exemplo no caso do Renault 8, além de ser também utilizado como elemento decorativo nas laterais da carroceria (principalmente nas partes traseiras do Renault 16). Nos documentos internos, o logotipo, quando era impresso a preto e branco, possuía sempre um fundo amarelo.

Entretanto, em 1962, numa tentativa de realçar mais o conceito de diamante, a empresa decidiu fazer o diamante com traços mais largos, criando uma imagem limpa e forte. O nome “Renault” deixou de constar do logotipo.

Uns anos mais tarde, a empresa decidiu colocar em prática a sua política de Arte e Indústria, que havia sido criada em 1967. Para isso, contou com colaboradores como o pintor e artista visual Victor Vasarely, que trabalhou em conjunto com o seu filho Yvaral. Juntos, criaram um logotipo em Op Art, baseando o diamante em linhas paralelas, e dando-lhe uma perspetiva 3D. O Renault 5 tornou-se o primeiro modelo da marca a apresentar este diamante.

Vinte e tal anos após o logotipo criado pelos Vasarely, a Renault decidiu atualizar a sua identidade visual. Em 1992, o novo logotipo era mais simples e proeminente com o seu relevo em 3D. O nome “Renault” reapareceu, desta vez sob o diamante, em cada documento ou anúncio.

Entretanto, em 2000, a marca adotou o slogan “Créateur d'Automobiles” (“Criador de Automóveis”), e com isso voltou a atualizar o logotipo. Em 2004, foi anunciada a nova versão – o diamante foi colocado dentro de um quadrado, para assim conseguir realçar melhor o seu relevo 3D.

E três anos mais tarde, o slogan internacional passou a ser “Renault – Drive the Change” (“Conduza a Mudança”), o que anunciava a inovação da Renault em novos territórios, como por exemplo com a chegada da gama de veículos elétricos.

Por fim, em 2015, com a renovação do design da atual gama de veículos (que faz com que todos os carros sejam facilmente identificáveis pela parte da frente), a Renault lançou um novo slogan: “Renault – Passion For Life” (“Paixão pela Vida”). Com esta mudança, o logotipo do diamante ficou mais arrojado e libertado do contorno amarelo que tinha à sua volta.

 

Qual a sua versão preferida do logotipo da Renault? :)

19-12-2020