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Dicas e truques para mudar facilmente um pneu
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Quem nunca ia a conduzir tranquilamente quando, de repente, um pneu começou a perder ar porque ficou furado? Quem nunca quis saber como mudar facilmente um pneu, sem precisar de pedir ajuda?
Fique por aí e não perca nenhuma das nossas dicas sobre como mudar um pneu facilmente e sem ter que estar a pedir ajuda!
 

1 – Encontre um lugar plano, estável e seguro, que lhe permita estacionar e trocar o pneu

Lembre-se, a superfície onde vai parar deve ser regular, para que o carro não deslize acidentalmente, e também sólida, para que o macaco não se afunde no solo e, consequentemente, não levante o carro. Além disso, para sua segurança e também dos outros condutores, pare tão longe do tráfego quanto conseguir e estacione o seu carro de modo a que o pneu furado fique do lado de fora da estrada. Não se esqueça de sinalizar o seu carro, quer colocando o triângulo na estrada (de acordo com as normas do Código da Estrada), quer através de sinais luminosos no seu carro. Mantenha-se atento às suas imediações, tendo consciência da distância entre si e os outros carros a circular na estrada. Há muitas pessoas que sofrem acidentes ou morrem ao trocar pneus à beira da estrada.
 

2 – Imobilize o carro – por dentro e por fora!

Além de travar o carro com o travão de mão, coloque também um objeto pesado (como por exemplo, uma pedra, um tronco grosso, uma roda sobressalente, entre outros) em frente às rodas dianteiras e traseiras do carro. Assim, terá mais uma ajuda para manter o carro imobilizado.
 

3 – Tenha atenção ao utilizar o macaco

O macaco tem um encaixe próprio no carro, que é onde deve ser colocado. Se não tiver a certeza sobre onde deve/como encaixar o macaco, siga as nossas dicas! Na maioria dos carros, a parte de baixo é feita de plástico. Desse modo, se colocar o macaco num lugar errado, o plástico vai acabar por ceder assim que elevar o carro. Nos automóveis modernos, existe uma pequena marca que lhe indica onde deve colocar o macaco – as marcas, que são por norma uma seta a apontar para baixo, estão logo atrás da roda dianteira ou à frente da roda traseira. Por outro lado, nos carros mais antigos, o macaco deve ser apoiado numa viga da carroçaria, que deve estar um pouco atrás da roda dianteira ou um pouco à frente da roda traseira. No entanto, se não tiver a certeza do que está a fazer e preferir não arriscar (o que é uma atitude sensata), pode consultar as instruções que acompanham o macaco. Ah, e outra coisa importante! Quando começar a levantar o seu carro, e lhe parecer que ele está firmemente apoiado, verifique se o macaco está perpendicular ao chão.

carro com macaco, carro elevado com o macaco, carro elevado
 

4 – Solte os parafusos, mas cuidado com a força com que o faz

Não suba muito o carro para já – ao deixar o pneu em contacto com o chão nesta fase, isso irá facilitar a retirada da calota e dos parafusos, porque vai fazer com que gire facilmente os parafusos, ao invés do pneu.  Os parafusos são para desprender, mas não o faça na totalidade para já. Apenas os deixe ficar soltos, mas sem os retirar. Ainda assim, soltar os parafusos pode ser mais difícil do que parece, pois exige bastante força. Se nenhum dos seus esforços parecer resultar, não desespere! Tente usar a força do seu corpo contra a chave de roda ou até mesmo pisar nela, e aí eles irão provavelmente desprender. Mas existe o risco de que ao aplicar tanta força, isso acabe por danificar os parafusos.
 

5 – Dois macacos ajudam mais que um

Levante um pouco mais o carro com a ajuda do macaco, até que o seu veículo esteja com altura suficiente para permitir a mudança do pneu velho para o novo. Mas é preciso tomar atenção redobrada nesta fase, para evitar danificar o seu automóvel. Assim, ao suspender o carro, é importante verificar se ele continua estável. Se esse não for o caso, desça o macaco e corrija o problema antes de o voltar a suspender. Por outro lado, se o carro estiver num ângulo estranho ou mesmo inclinado, é melhor reposicionar o macaco e tentar levantar novamente o carro. Por fim, é sempre boa ideia ter guardado no carro um segundo macaco, mais pequeno, que sirva como suporte do primeiro. O macaco pode ceder durante a troca dos pneus, e tendo os dois macacos montados lado a lado aumenta as possibilidades de segurança do carro (e de si). Alternativamente, se não tiver um segundo macaco, pode colocar um objeto resistente (como um bloco de madeira ou um tijolo) do lado oposto ao lado do pneu furado – o que importa é que ele fique sob o pneu e ajude a manter a estabilidade do carro quando for levantado.
 

6 – O pneu furado ainda pode ter alguma utilidade…

Após retirar os parafusos na totalidade, bem como o pneu furado, coloque-o sob o carro. Assim, caso o macaco venha a ceder (e não tiver conseguido seguir as indicações do ponto anterior), ele irá amortecer a queda, o que diminui o risco de acidentes. No entanto, se o macaco estiver apoiado numa superfície plana e firme, é pouco provável que ele caia – mas nunca fez mal prevenir em vez de remediar, não é?
E se o pneu tiver ferrugem e por causa disso dificultar a sua remoção? Não há problema, isso também se pode resolver! Se tiver um martelo de borracha, bata com ele na parte traseira do pneu. Se não tiver, utilize o pneu sobressalente (sim, aquele que depois vai usar para colocar no carro) para bater na parte externa do pneu furado.
 

7 – Coloque o pneu do lado certo

Coloque o novo pneu no eixo. É preciso que esteja colocado do lado correto, e não de trás para a frente. Como saber isso? A válvula da câmara de gás deve estar virada para fora e nunca em direção ao seu carro. Além disso, é preciso deixar o aro do pneu novo bem alinhado com as cavidades dos parafusos, para os poder voltar a encaixar agora. Alguns modelos de pneu sobressalente, especialmente aqueles mais compactos do que os pneus normais do carro, não são criados para rodar em longas distâncias, nem devem ser submetidos a velocidades elevadas (acima dos 80 km/h). Ao exceder esse limite de velocidade pode criar problemas, incluindo a falha do pneu, o que compromete a sua segurança e das outras pessoas que circulam na estrada. Até trocar o pneu por um modelo compatível com os outros pneus, ande devagar e com cuidado. Outra coisa importante, verifique com alguma periodicidade se o seu pneu sobressalente ainda continua cheio.
 

8 – Parafusos e estrelas, o que será que têm em comum?

Ao colocar os parafusos de volta, lembre-se de que a parte cónica deve entrar primeiro na roda, pois ela serve para alinhar a roda e manter os parafusos no lugar. Primeiro, aperte os parafusos à mão até onde conseguir. Não se force, deixe o trabalho mais duro para as ferramentas. Com a chave de roda, aperte os parafusos o máximo que conseguir, seguindo um padrão de estrela, e apertando um pouco de cada vez cada parafuso. Dê uma volta num parafuso, depois vá para o oposto a esse, e assim sucessivamente, até que todos estejam igualmente apertados e com o mesmo número de voltas. Tenha cuidado e evite forçar a chave de roda ao ponto de deslocar o macaco ou o carro – não quer que isso aconteça! Lembre-se, quando o carro já estiver no chão, pode apertar os parafusos mais uma vez e de forma definitiva.


 

9 – Mais dicas sobre parafusos

Ao soltar e apertar os parafusos, deixe a chave de roda numa posição em que a consiga empurrar para baixo (com o auxílio da gravidade). Isto diminui o risco de provocar lesões na sua coluna, além de permitir que seja possível usar o peso do corpo contra a ferramenta em vez de a puxar de maneira a forçar os braços. Para mover a chave com mais facilidade, empurre-a pela ponta do cabo. Também pode usar o pé, desde que se mantenha equilibrado e apoie as mãos no carro.
 

10 – Está na hora de arrancar!



Baixe o carro, não permitindo que o peso fique apoiado no novo pneu (para já). Como já mencionado, aperte os parafusos o máximo possível, mas sem exagerar e acabar por deslocar o macaco. Termine de descer o carro e retire o macaco. Agora sim, pode acabar de apertar os parafusos o máximo que conseguir, e não se esqueça da calota! E agora... é seguir caminho!
01-10-2020